Justina Praça anuncia recandidatura na liderança da AMUD

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 06 Agosto de 2024 | 16h44
Presidente da AMUD, Justina Praça (ao centro)
Presidente da AMUD, Justina Praça (ao centro)
Marcelino Camões-ANGOP

Luanda – Após quatro anos liderando a Associação Angolana a Mulher e o Desporto (AMUD), Justina Praça anunciou, esta terça-feira, em Luanda, a sua recandidatura para mais um quadriénio`2024-28, num pleito marcado para 28 de Setembro.

Em declarações à ANGOP, a antiga guarda-redes, que se notabilizou na Selecção Nacional de andebol, justifica a pretensão de renovação de mandato no facto de ter cumprido com o seu programa de trabalho do quadriénio anterior.

A necessidade de continuidade, para alguns casos, e a implementação de novas acções contribuíram, igualmente, para a decisão de concorrer a mais um mandato na organização sem fins lucrativos, cujo objectivo é a criação de políticas de desenvolvimento desportivo para o equilíbrio no género.

Justina Praça, antiga jogadora que evoluiu no Metz de França, disse que dos principais desafios concretizados destaca-se a expansão de delegações da AMUD nas 18 províncias do país, além das acções de formação a nível da arbitragem, do treinamento e da formação de formadores.

Ao longo do seu consulado, conforme a antiga jogadora, foi cumprido o exercício de empoderamento, da advocacia e da participação em fóruns internacionais.   

Fundada em 2007,  AMUD se propõe incentivar as mulheres na prática do desporto como factor social, sensibilizando ex-atletas a integrarem espaços de direcção desportiva e abraçando carreiras como de treinadoras, árbitras e oficiais.

A organização teve como presidente fundadora a jurista Teresa Quarta, tendo sido substituída, em 2012, por Odete Tavares, para o primeiro mandato em 2016 e reeleita 2020, altura em que deixou o cargo para a actual líder.

Justina Lopes Praça Garcia, nasceu em Quilengues, província da Huíla, em 26 de Maio de 1979.

Considerada uma das melhores guarda-redes dos últimos 20 anos, iniciou-se no andebol aos dez anos de idade, no 1º de Maio de Benguela, e aos 18 seguiu para Luanda onde ingressou no ASA, evoluindo ainda em clubes como o Petro de Luanda e 1.º de Agosto. MC

 





Notícias de Interesse

Huambo - cidade que acolhe, encanta e inspira

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 10h03

Angola vence Andorra no Mundial de hóquei em patins  

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 09h37

Resenha Africana da Semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h37

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+