Luanda – O judoca angolano Leonardo Barros (60kg) apontou, esta quarta-feira, em Luanda, conquistar uma medalha de ouro, no Open Africano, a decorrer de 4 a 7 deste mês, no pavilhão do Kilamba, qualificativo para os Jogos Olímpicos de Paris2024, em França.
A realizar-se pelo segundo ano consecutivo em Angola, o atleta almeja coroar o país com uma medalha de ouro, depois da edição passada (2023), no mesmo recinto, arrecadando apenas a medalha de prata e bronze.
Leonardo, recentemente, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Africanos de Accra (Ghana), e pretende repetir o feito, em Luanda, para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris2024.
O número dois do ranking africano, conhece os percalços que pode enfrentar na prova, porém explicou redobrar os treinos, em duas sessões diárias, para obter uma boa prestação, em Luanda, e no próximo Campeonato Africano do Cairo (Egipto).
Para o medalhista angolano, os judocas dos Camarões e da Côte d´Ivoire, serão os principais adversários, que poderão conquistar a medalha de ouro na prova continental.
Ainda sobre o Open, contará com um total de 181 atletas, dos quais 103 angolanos, nos escalões de cadetes, juniores e seniores, em ambos os sexos, em representação de vários clubes e núcleos.
É uma prova aberta, de qualificação aos Jogos Olímpicos, prevista no calendário oficial da Confederação Africana e da Federação Internacional de Judo.
António Candeeiro (73kg), Adriano Tchissende (90kg), Piter Silva (100kg), Andreza António (57kg), Jeovana Freire (57kg), Leonardo Barros (60kg), Maria Niagi (70kg) e Aisha Maurício (58kg), figuram entre os atletas nacionais com possibilidades de obtenção do passe para “Paris`2024”.
Além de Angola, participarão na prova, o Botswana, Burundi, Camarões, Cabo Verde, República Democrática do Congo, Chade, Côte d´Ivoire, Gabão, Guiné, Malawi, São Tomé e Príncipe, Senegal, Marrocos, Moçambique, Níger e República Centro Africana.
A Bósnia Herzegovina (Europa), Panamá, Paraguai e Uruguai (América do Sul), foram os países convidados pela Federação Internacional da modalidade.
Na edição passada, o conjunto nacional conquistou quatro medalhas de ouro, igual número de prata e 19 de bronze, em seniores. Já nos juniores, amealhou quatro medalhas de ouro, dez de prata e 15 de bronze, enquanto em cadetes somou 12 de ouro, dez de prata e oito de bronze. IN/VAB