Ondjiva – O Secretário-geral da Associação Provincial de Judo no Cunene, Celestino Brandão, afirmou esta sexta-feira, em Ondjiva, que a instituição mobiliza apoios para elevar a visibilidade da modalidade nas provas nacionais.
Em declaração à ANGOP, disse que se tem estabelecidos acordos com alguns empreendedores locais de troca de serviços sobre a divulgação das suas marcas em actividades desportivas, no sentido de conseguir-se apoios financeiros para ajudar os atletas a participarem em provas nacionais.
Informou que este ano o Cunene ficou fora de três competições ligadas a segunda edição do "Open continental" de judo e os campeonatos nacionais de cadete e júnior, que decorreram em Luanda e Huíla, nos meses de Abril e Novembro, por dificuldades financeiras.
“Para acautelar esta situação, a nossa área de marketing e publicidade decidiu trabalhar com os pequenos empreendedores na troca de serviços para termos um fundo de apoio aos atletas”, disse.
Fez saber que para 2024 resta apenas uma prova que é a Liga de amizade de cadetes e juniores, a realizar na primeira quinzena de Dezembro, onde prevêem levar 60 atletas no sentido de acumularem pontos para as próximas competições.
Celestino Brandão sublinhou que em 2025 está prevista a III edição do Open continental, em Abril, e primeiro campeonato africano de cadete e júnior, em Luanda, e querem participar com dois atletas.
A Associação de Judo no Cunene, controla seis clubes e uma academia, em Ondjiva, em Santa Clara e Xangongo, com um universo de 500 atletas desde os escalões de cadetes e juniores. PEM/LHE/MC