Huambo – O Interclube sagrou-se neste domingo, na cidade do Huambo, campeão da 11ª edição do Torneio Nacional Março/Mulher de judo, por equipa, ao derrotar, na final, o Ked Kano de Benguela, segundo classificado da prova.
Ao contrário das edições anteriores em que havia campeão em masculino e feminino, na presente prova, a organização definiu apenas um vencedor da competição, por equipa, em obediência às regras da Federação Internacional da modalidade.
Com este feito, o Interclube superou o segundo lugar ocupado na edição passada do torneio, que se realiza anualmente em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
Já na terceira posição da prova, que contou com mais 200 atletas masculinos e femininos organizados em 30 equipas, em representação das províncias de Benguela, Bié, Cuanza Sul, Huambo, Huíla, Luanda, Lunda Norte, Moxico, Namibe e Uige, ficou a formação Jean Piaget de Benguela.
Os “polícias” foram igualmente considerados como vencedores em individual, ao conquistarem três medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze, seguidos
Pelo Ked Kano de Benguela, com duas de ouro, uma de prata e igual número de bronze, enquanto o 1º de Agosto contentou com a terceira posição, com apenas duas medalhas de ouro.
A 11ª edição do Torneio Março/Mulher foi disputada nas categorias de menos 60, 66, 73, 81, 90, 100 e mais 100, em masculino e menos 48, 52, 57, 63, 70, 78 e mais 78, em feminino.
A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, valorizou a iniciativa por homenagear a mulher, tendo, por isso, encorajado a organização a continuar a realizar o evento.
Reafirmou o compromisso do Governo da província em continuar a apoiar as actividades desportivas, com foco na massificação e descoberta de novos valores.
A formação do Judo Elite, da província de Luanda, era até então a campeã em título, depois de ter vencido a 10ª edição, decorrida em 2019.