Huambo – Com um total de nove medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze, a formação do Xavier Samacau conquistou hoje o campeonato provincial unificado de judo nas duas categorias (individuais e por equipas).
Na segunda posição da prova, disputada nas categorias de cadetes, júnior e sénior, ficou a formação do TK do Huambo, com oito medalhas de ouro, seis de prata e igual número de bronze.
Já a academia do Tchikwamanga do Huambo contentou-se com o terceiro lugar, ao obter quatro medalhas de ouro, o mesmo número de prata e de bronze.
A academia do TK ergueu o troféu na classe de cadetes, disputada apenas em equipas, seguida pela Tchikwamanga.
O campeonato provincial de judo, que contou a participação de dez equipas, num total de 145 atletas, foi disputado nas categorias de menos 40, 48, 52, 55, 57, 60, 63, 66, 70, 73, 81, 90, 100 e mais 100 quilogramas, com objectivo de apurar os representantes da província do Huambo aos campeonatos nacionais.
Nesta conformidade, os vencedores em cadetes e juniores vão participar no campeonato nacional da categoria, a realizar-se em Setembro, na cidade do Cuito (Bié), enquanto os de seniores, no nacional, a decorrer em Outubro, no Namibe.
No final, o vice-presidente da Associação Provincial de Judo do Huambo, Nelson Nhanga, disse que o evento superou as expectativas, a julgar pela elevada participação das academias, em comparação aos períodos anteriores.
Por outra, considerou satisfatório o nível competitivo apresentado pelos atletas, prova de que a província será bem representada nas competições nacionais.
Noutra parte da sua intervenção, Nelson Nhanga apontou a falta de recintos e de equipamentos para a prática da modalidade como principais dificuldades que a associação de judo na província enfrenta.
O responsável apontou como meta a massificação do judo em todos os municípios da província do Huambo, por ainda ser praticado apenas nos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Ecunha, Huambo e Longonjo, com o envolvimento de mais de mil atletas, dos cinco aos 65 anos de idade, organizados em 30 academias.
Para o alcance deste desiderato, disse que a associação quer contar com o apoio das instituições de ensino, através do enquadramento da modalidade dentro do desporto escolar, tendo em conta a sua importância no processo de moralização dos adolescentes e jovens, afim de se absterem da prática de actos anti-sociais.
A edição passada do campeonato provincial de Judo, disputada apenas na categoria de sénior, foi conquistada pela equipa do TK, ao conquistar sete medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze.