Malanje - A Judo Elite de Talatona conquistou, este domingo, em Malanje, o Campeonato Nacional de sénior de judo, em ambos os sexos.
Para o efeito, derrotou na final a Ked Kano do Lobito, na final por equipas mistas do evento, revalidando assim o título.
Já na categoria de individuais, o conjunto participou com doze atletas e conquistou três medalhas de ouro e cinco de broze.
De acordo com o técnico da equipa, Wilfridiano Neto “Mestre Koga”, o grupo teve um desempenho positivo, na medida em que os últimos adversários foram muito fortes, sobretudo, o Interclube, que forçou empate nos quartos-de-final.
Já o finalista vencido somou, em individuais, uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze, resultados razoáveis, de acordo com o técnico do Ked Kano, Bruno Martins.
O treinador referiu que falhas técnicas estiveram na base da derrota na final, aliado ao facto de aguns atletas lutarem com categorias acima.
Em masculinos individuais, ficaram na primeira, segunda e terceira posições, respectivamente, os judocas Inácio Muanha, Garcia Dongala e Leonardo Barros, na categoria dos 60 quilogramas.
Já na categoria dos 73 quilogramas, os atletas Rodrigo Fernando, António Candieiro e Acácio Quifucussa, foram os três primeiros classificados.
Em feminino, Maria Segunda, Isaura João e Vânia Gabriel foram as melhores na classe dos 48 quilogramas, enquanto Marcelina da Coneição, Glória Zola e Emília Alberto se destacaram nos 52 quilogramas.
No acto de encerramento da competição, o governador em exercício de Malanje, João Cariqui, enalteceu o grau competitivo e organizativo do campeonato, tendo apelado a Federação no sentido de trabalhar cada vez mais para a massificação do judo na província.
Já o presidente da Federação Angolana de Judo, Hermenegildo Santos, disse que o órgão vai continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento da modalidade, tendo anunciado a realização dos torneios nacionais de cadetes e juniores este mês na província da Huíla e de séniores em Dezembro, no Uíge.
Precisou que o fecho da época desportiva 2023, acontece em Janeiro próximo, com a realização da Taça de Angola.
Realizada de 3 a 5 do corrente, no Pavilhão Palanca Negra, nesta cidade, a prova contou com participação de 12 equipas e 32 atletas da categoria de feminino e 24 de masculino, das províncias de Malanje, Luanda, Benguela e Cuanza Norte.NC/PBC