Luanda - A Selecção Nacional de judo em cadete e júnior estreou-se, esta quinta-feira, com duas medalhas de ouro, igual número de prata e três de bronze no Campeonato Africano, que decorre no Quénia.
As medalhas de ouro foram conquistadas por Joaquim Luís (categoria de -60 kg) e Zeferino Gabriel (-73 kg).
No primeiro caso, o angolano superou na classificação Sinqobile Shongwe, da África do Sul, e no outro relegou para o segundo posto o marroquino, Nouh Lahmouri.
Sebastião Santos conquistou a medalha de prata na categoria de -81 kg, numa prova ganha pelo egípcio Raslan Ahmed. Obteve igualmente a prata a atleta Sónia Lourenço, que ficou atrás da egípcia All Nada Fayiz, na categoria de -52 kg.
A selecção nacional conquistou o bronze nos -63 kg, por Roza Luamba, categoria que teve como vencedora a lutadora do Egipto, Sagda Ghonim, secundada por Cayla Dhaeyere, da África do Sul.
Vánia Gabriel e Eldimira Segunda arrebataram igualmente a medalha de bronze, nos -48 kg, prova ganha por Zeinab SAFA, do Egipto, secundada por Sene Sonko, do Senegal.
O evento, qualificativo ao Campeonato do Mundo de 24 a 27 de Agosto em Saravejo (Bósnia), prossegue sexta-feira, com Angola a entrar em cena nos cadetes por equipas.
Sábado, o país vai evoluir com os juniores em individuais, terminando a empreitada domingo com os juniores por equipas.
O combinado nacional é liderado por Alexandre Martins “Koga”, coadjuvado por Lívio Gaspar “Gudzila”.