Ondjiva - O jovem José João, de 17 anos de idade, venceu este domingo uma maratona de atletismo, na cidade de Ondjiva, no âmbito do 52º aniversário da província do Cunene.
O vencedor recebeu o prémio de 60 mil kwanzas, o segundo classificado 50 mil e o terceiro colocado teve direito a Kz 40 mil, bem como medalhas e certificados.
A corrida, que iniciou na tribuna municipal do Cuanhama até a rotunda do Aeroporto 11 de Novembro, num percurso de sete quilómetros, contou com a participação de 42 atletas.
No final da prova, o vencedor destacou a importância e os benefícios da corrida.
O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Cunene, Marcelino dos Santos, disse que o objectivo da corrida é envolver os jovens na prática do atletismo.
Lembrou que o atletismo já foi uma referência na província, daí a realização desta maratona, de modo a avaliar o estado da modalidade, no sentido de massificar e dinamizar a sua prática.
Marcelino dos Santos disse que vão incentivar a Associação Provincial de Atletismo a organizar, todos anos, a prova e aumentar o número de atletas.
O Cunene comemora anualmente o aniversário da sua elevação à categoria de província, desde 10 de Julho de 1970, quando foi desanexada do então distrito da Huíla.