Luanda – Os tenistas João Neves e Gabriela Martins venceram hoje (domingo), em Luanda, a primeira edição do Open Março Mulher, em ambos os sexos, disputado nos “courts” da Academia do Kikuxi Villas Club, em Viana.
Na final masculina, o jogador do CTL derrotou Cleuson Tipewa, do Kikuxi, por dois sets a zero, com parciais de 6/3 e 6/2.
Para atingirem a derradeira fase da prova, João Neves afastou Nicolau Monteiro (Kikuxi), por 3/6, 6/3, 6/2, enquanto que Cleuson Tipewa ao Danilson Bento (CTL), por 6/4 e 6/1.
Quanto ao sector feminino, Gabriela Martins, do Kikuxi, derrotou a sua colega Mirian Tuluca, por 6/3 e 6/1.
Antes, Gabriela derrotou Mariana Costa (Kikuxi), por 6/1 e 6/4, ao passo que Mirian Tuluca impôs-se, com alguma dificuldade, sobre a companheira Biurca Bento, por 6/2 e 7/5.
Ainda da classe, realce a actuação da antiga campeã nacional absoluto, Camila Zangui, do IMEL, que depois de cerca seis anos fora das quadras, regressou e atingiu a fase crucial do torneio, afastando fortes candidatas.
Com a participação de mais de 30 praticantes, em masculino e feminino, aos vencedores do torneio, organizado pelo Kikuxi Villas Club, foram entregues um prémio monetário de 500 mil Kwanzas cada, um troféu e medalhas.
Além da competição, encerrou o curso para treinadores e árbitros, com a participação de 20 agentes nacionais das províncias de Luanda, Benguela, Namibe e Lunda Norte, que teve como prelectores os portugueses Pedro Felner (treinador) e João Silva (árbitro).
Os dois eventos do Kikuxi Villas Club também contaram com a parceria institucional da Associação Provincial de Ténis de Luanda (APTL) e da Federação Angolana (FAT) e outros patrocinadores. VAB