Luanda – O atleta João Cativa, do Interclube, com o registo de 20 minutos e 47 segundos, venceu a terceira edição da corrida “André Quitongo”, disputada domingo, em Luanda, num percurso de oito (8) quilómetros.
Na prova, inserida nas festividades do 45º aniversário do Clube Petro Atlético de Luanda, o pódio ficou completo com André Gabriel (21:04) e Fernando António (21:12), ambos do Petro, que terminaram na segunda e terceira posição, respectivamente.
Na classe feminina, o triunfo coube à Adelaide Machado, do Interclube, que percorreu os oito quilómetros em 25 minutos e 01 segundos. Josefina Baptista (Caminhada do Kilamba) e Joana Aleca (Petro de Luanda), com 25:10 e 26:35, respectivamente, ocuparam os lugares seguintes.
O fundista Jeremias Soma venceu na categoria T11 (deficiente visual), enquanto Zinho Sambo e Irineu Fula ficaram em segundo e terceiro lugares. Na classe feminina, Esperança Bota foi a campeã e Faustina Candeia terminou na segunda posição.
Na categoria de trabalhadores, Katumbela Kambila foi o vencedor, seguido por Isaías Mateus e Barros Francisco. Em femininos, Ana Andreza e Edianete Silva ocuparam o primeiro e segundo lugares.
Guilhermino Bingo, 71 anos e Núria Bernardo, 62, foram os mais velhos da prova.
Os primeiros classificados federados tiveram como prémios 300 mil kwanzas, 200 e 100.
A entrega de prémios da corrida, que homenageia o antigo treinador e professor de atletismo, foi feita pelo secretário de Estado para o Desporto, Paulo Madeira, pela esposa do homenageado, Teresa Quitongo, e pelo presidente do Petro, Tomás Faria.
Bernardo João, presidente da Federação de Atletismo, Jorge Cruz (vice-presidente), Cláudia Santos (vogal de direcção do Petro), Elisa Torres (vogal) e Dilson Santos (vogal) também procederam à entrega dos prémios.
Ainda enquadrado na efeméride, 1º de Agosto derrotou o Petro, aos penálties (1-1 no tempo regulamentar), na final do torneio de sub-12, disputada no mesmo dia no campo do Catetão, em Luanda, homenagem ao falecido embaixador Hermínio Escórcio.
Oito equipas participaram no torneio, nomeadamente, Petro A, Petro B, 1º de Agosto, Diamantes do Rangel, Mulenvos, Academia Cajú, Paulo Xica FC e Biguita FC. VAB