Huambo - O presidente do JGM Académica Sport Clube do Huambo, Jorge Mangrinha, mostrou-se, esta segunda-feira, confiante no apuramento da equipa ao Campeonato Nacional de futebol da I divisão (Girabola2025-2026).
Em declarações à ANGOP, sobre o início da presente edição do zonal de apuramento ao Girabola, previsto para 20 corrente mês, disse, sem detalhar nomes, que o JGM se reforçou em todas as vertentes, para além da criação de todas as condições logísticas para a competição.
Destacou que o plantel ressurge com 32 atletas dos 21 aos 23 anos de idade, formados na academia do JGM e alguns reforços provenientes de outros clubes angolanos, com experiência no Girabola.
José Mangrinha assegurou que o clube tem recursos financeiros para suportar as despesas do zonal de apuramento ao Campeonato Nacional da I divisão, do ponto de vista de transporte, salário e logística.
Informou que o principal objectivo passa pela ascensão ao Girabola 2025/2026, numa altura em que dispõe de um plantel motivado psicologicamente.
O JGM estreia-se na segunda divisão no final deste mês, em data por concertar com a Federação Angolana de Futebol (FAF) diante do Nacional de Benguela.
Destituiu do Girabola em 2018, após perdido por falta de comparência diante do Sagrada Esperança da Lunda-Norte.
Fundado a 12 de Maio de 1998, o JGM Académica Sport Clube do Huambo tem se destacado nas infra-estruturas e na formação de atletas na modalidade de futebol e atletismo, sendo nesta última conquistou vários títulos nacionais, para além de ter cedido atletas para as selecções nacionais.
No futebol, o seu ponto mais alto foi a ascensão, pela primeira vez, à I divisão, em 2016, prova que competiu em 2017 e 2018, altura que desistiu por dificuldades financeiras. LT/JSV/ALH