Uíge - O Sagrada Esperança venceu este domingo, no estádio 4 de Janeiro, o Santa Rita de Cássia, por 0-1, em jogo da 20ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão “Girabola2022/23".
O único golo da partida, marcado no minuto 90, foi apontado por Jefer Gunja, avançado da equipa visitante.
Com este resultado, o Santa Rita de Cássia mantém-se na 6ª posição, com 27 pontos, enquanto o Sagrada Esperança, com 34 pontos, agora partilha o 3º lugar com o Interclube de Luanda.
As duas formações entraram para o terreno de jogo com sistemas tácticos bem conseguidos, apesar de uma postura mais contemplada pelo ataque católico, que teve maior posse de bola.
Apesar da maior posse de bola da equipa caseira, o Sagrada chegou a desperdiçar algumas oportunidades de golos.
Aos 7 minutos, Lau King, avançado do Sagrada Esperança, colocou a prova Anselmo, num cabeceamento cheio de intenção, mas valeu a defesa do guarda-redes do Santa Rita.
A equipa local respondeu aos 25 minutos, com o lateral esquerdo Zinho, tendo rematado fraco da área de penalte para fora da baliza.
Crespo, defesa central do Santa Rita, também queria escrever o seu nome na partida, mas o remate forte desviou a baliza da equipa adversária.
Aos 34 minutos, o Sagrada acordou e, por pouco, Deco teria feito o primeiro golo, mas atirou para a defesa segura de Anselmo.
Na segunda metade do jogo, aos 51 minutos, o árbitro do encontro não assinalou uma grande penalidade a favor do Santa Rita de Cássia, num lance em que Lulas, central de marcação dos visitantes, controlou a bola com a mão na zona proibida.
A ponta final do jogo foi dramática, com a bola a rondar, de forma insistente, ambas as balizas. E quando se pensava que o empate seria o desfecho do desafio, aconteceu o inesperado para os Católicos de Casseche.
Num lance que pareceu fora de jogo, depois de um livre cobrado pela equipa da Lunda Norte, que apanhou em contra-pé a defesa da equipa local. Jefer Gunja, servido por Muenho, rematou para o fundo da baliza defendida por Anselmo.
No final do desafio, o treinador-adjunto do Santa Rita de Cássia, Ngoma Rafael, evitou falar da actuação do arbitro, tendo apenas lamentando o desaire caseiro.
E, por seu turno, o treinador principal do Sagrada Esperança, Frank Moniz, valorizou a vitória conseguida fora do seu retudo, num jogo que considerou difícil, justificando que a equipa adversária também teve várias chances para marcar.
Na 21ª jornada, o Santa Rita defronta fora o Wiliete de Benguela, ao passo que o Sagrada Esperança receberá o Desportivo da Lunda Sul.