Luanda - O Interclube apurou-se hoje (terça-feira), em Luanda, para a final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, ao derrotar o Atlético Sport Aviação (ASA), por 95-79, em jogo disputado no Pavilhão da Cidadela.
Com este resultado, o emblema "azul e branco" defronta na final de sexta-feira (24), no mesmo recinto, às 18h00, o Petro de Luanda, que também venceu o 1º de Agosto, por 85-79..
Na partida das meias-finais, primeiro período, as duas formações entraram equilibradas, a tal ponto que há cinco minutos para terminar o período inicial encontravam-se empatadas por 13 pontos, mas os “policias” agigantaram-se e acabaram por vencer por dois pontos de diferença (23-21).
O equilíbrio entre os contendores foi levado até ao segundo quartos, em que aos três minutos para fim, as duas formações estavam separadas no placar por um ponto de diferença (39-38) a favor do Interclube.
Antes mesmo de terminar, o ASA conseguiu arrancar quatro empates, o último a 43 pontos, mas depois, novamente os “azuis e branco” levaram a melhor com dois pontos de vantagem (45-43), resultado com que terminou o Intervalo.
A equipa, liderada por Carlos Diniz, que por sinal foi também antigo técnico dos “aviadores”, dominou inteiramente o terceiro período com jogadores experientes como Emanuel Quezada, Xavier Gibson e Paulo Barros, subalternizando o conjunto do treinador Cesaltino Reis, já sem “pernas” para ombrear com o adversário.
O Interclube venceu o terceiro quarto, por 70-55 e o quarto com uma diferença de 16 pontos (95-79).
Na partida, Emanuel Quezada, do Interclube, foi o melhor marcador, com 23 pontos, seguido do seu opositor, Mútua Fonseca, com 18.
Ainda do encontro, o extremo-base Edmir Lucas, o último reforço do Interclube, ajudou o grupo a chegar a final da Taça de Angola, anotando 12 pontos, neste seu regresso diante do ASA.
Em actuação de 34 minutos, Edmir teve uma eficácia de cem por cento nos lances livres, mesma percentagem nas assistências.
Ao falar à imprensa, após a partida, o jogador referiu estar num processo de adaptação e promete melhor no play-off, que arranca no próximo dia 27.
O Interclube é o finalista derrotado na edição anterior pelo Petro, o detentor do troféu.
.