Lubango - A Associação Provincial dos Desportos Adaptados da Huíla está a reactivar a prática do futebol com muletas, na província, após 17 anos de paralisação por faltas de material, informou hoje, segunda-feira, o seu presidente, Eduardo Samuel José.
A província da Huíla, em 2005 foi pioneira no país, com a implementação de futebol com muletas, tendo sido constituídas, na altura, duas equipas masculinas. Trata-se das equipas dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátrias e da Associação de Pessoas com Deficiência “Elavoco” e como a modalidade não tinha expressão, as competições eram realizadas internamente.
O processo de revitalização já começou com a identificação de novos valores, após promessa de apoio material, por parte do Comité Paralímpico Angolano.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, no Lubango, Eduardo Samuel, fez saber que tinham deixado de ser realizadas competições por faltas de muletas canadianas, assim como de outros equipamentos para a sustentabilidade do projecto.
“Temos a garantia do Comité Paralímpico em apoiar-nos com algumas muletas canadianas e outro material complementar para a revitalização do Futebol com muletas”, disse a fonte.
Segundo o dirigente, está-se a trabalhar no cadastramento dos atletas para a prática do futebol adaptado, pelo que tão logo chegar o apoio material do comité, a actividade prática arranca, com os treinos e constituição da equipa.
Detalhou que numa primeira fase pretende-se formar apenas uma equipa, a ser denominada “Misto da Huíla”, a fim de participar no campeonato nacional.
A Associação dos Desportos Adaptados da Huíla tem outras modalidades, como o Basquetebol em cadeiras de rodas, Voleibol sentado, Atletismo em T-11 e T-42, o Futebol Salão e o Futebol para cegos. BP/MS