Lubango - A província da Huíla vai representar Angola, na terceira edição dos Jogos Escolares da África Austral, a decorrerem em Walvis Bay, na Namíbia, de 11 a 13 do mês em curso, com duas equipas de futebol masculino e feminino.
Para além de Angola e da Namíbia estão, até ao momento, confirmadas as participações de Essuatíni, Lesotho, Malawi, África do Sul, Zâmbia e Zimbabwe, cujo sorteio para as partidas acontece hoje, quinta-feira.
A caravana da Huíla, que representa o país pela terceira vez, é composta por 36 atletas, sendo 20 em masculinos e 16 em femininos, com idades entre os 13 e 14 anos de idade, todos alunos de escolas públicas e privadas dos municípios do Chibia, Humpata, Lubango, Gambos e Cacula.
Em declarações à ANGOP, à margem da cerimónia de despedida, ocorrida quarta-feira, o secretário-técnico da Associação Provincial de Futebol da Huíla e chefe da delegação, Chara Sicato, realçou que apesar de não conhecer os adversários, esse facto não os inibe.
Destacou que os atletas da selecção huilana tiveram um período de 90 dias de preparação, para a sua participação com êxito no torneio de futebol.
Por sua vez, o vice-governador província da Huíla para os serviços técnicos e infra-estruturas, Hélio de Almeida, manifestou satisfação pelo facto da província representar Angola na terceira edição dos Jogos Escolares da África Austral em Futebol, referindo que os adolescentes e jovens têm “muita vontade e talento”, e ba Huíla tem dado esse exemplo de incluir o desporto nas suas prioridades.
“Pedimos que sejam disciplinados, competitivos, porque tiveram um longo período de preparação e que no final das contas tragam mesmo o troféu para a província, pois este feito pode garantir outros benefícios que podem ser investidos no desporto escolar na Huíla”, elucidou.
Na primeira edição, Angola obteve o segundo lugar e na segunda ficou em 5º lugar. BP/MS