Lubango – A Associação Provincial de Karaté Tradicional Inter-estilos da Huíla vai participar, pela primeira vez, de nove a 12 de Maio, do ano em curso, em Nantes, na França, do Euro Master Course 2024, promovido pela Federação Internacional de Karaté Tradicional (ITKF).
Durante o período vão ser abordados a metodologia e a didáctica do ensino do karaté, a formação de professores graduados, a qualificação de examinadores, instrutores e árbitros internacionais de níveis 1 e 2, refrescamento das regras de arbitragem para o mundial do ano em curso, bem como a capacitação de gestores da modalidade.
A informação foi avançada hoje, terça-feira, à ANGOP, pelo director técnico da associação provincial da modalidade, Nzevuna André Fidel, destacando ser uma formação que vai permitir melhor preparação para as competições universais que se avizinham, nomeadamente o africano, em Setembro, no Egipto e em Outubro, o mundial de Portugal.
O também formador de formadores da modalidade, destacou ser um curso que se enquadra nas vantagens, na experiência prática de grandes mestres da federação internacional, o compromisso com a excelência de trabalho, com a actualização e inovação do currículo dos representantes nacionais da Federação Internacional de Karaté Tradicional.
A qualificação do corpo docente para transmitir os seus conhecimentos de acordo com as actualizações das normas a nível internacional, a agregação de valores significativos quanto à didáctica pedagógica técnico e táctica do karaté tradicional, destacam-se nos benefícios da acção formativa, segundo a fonte.
“Não participar neste master curso estaríamos a fazer a preparação da equipa para o campeonato africano às cegas, porque o karaté, apesar de ser muito prático, tem a outra vertente teórica e necessária, daí a necessidade de estarmos lá, para podermos transmitir aos instrutores, monitores e aos discípulos que vão competir”, manifestou.
Nzevuna André Fidel fez saber que estão disponíveis três vagas para professores da modalidade participarem, mas por questões financeiras e técnicas, um irá (ele mesmo), como representante nacional da Federação Internacional em Angola da modalidade.
Para além de Angola, segundo, Nzevuna, vão estar presentes as Ilhas Comores, o Egipto, a Nigéria, a Tunísia, a República Democrática do Congo, a Argélia, o Brasil, a Argentina, a África do Sul, a Venezuela, o Peru, a Costa Rica e mais 26 países europeus.
Destacou que apesar da associação ter tomado posse em Janeiro do ano em curso, a formação poderá trazer para o país “valências significativas”, porque é a primeira agremiação a nível nacional e não está enquadrada a nenhuma federação, pois almejam depois de congregar três ou mais associações provinciais e dar o passo para formarem uma federação.
Referiu que a associação solicitou auxílio ao Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla e ao governador local, para junto dos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME), acelerarem o processo de emissão do passaporte de serviço, para mitigar despesas, mas ainda não tiveram um feedback.
O Euro master course, promovido pela Federação Internacional de Karaté Tradicional (ITKF) é realizado com a periodicidade de dois anos, no qual participam diversos países do mundo. EM/MS