Hóquei em Patins: DV Spor faz pleno e conquista nacional de sub-19

     Desporto              
  • Huambo • Segunda, 12 Agosto de 2024 | 10h41
Huambo: Final do 33º Campeonato Nacional de hóquei em patins, na categoria de sub-19 em masculino
Huambo: Final do 33º Campeonato Nacional de hóquei em patins, na categoria de sub-19 em masculino
Frank Béu

Huambo – Sem qualquer derrota ao cabo de oito jornadas, o DV Sport de Luanda, confirmou, domingo, o título de campeão do 33º Campeonato Nacional de hóquei em patins, na categoria de sub-19 em masculino.

No último jogo da competição, que decorreu de 3 a 11 do corrente mês, no pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, na cidade do Huambo, os actuais compões nacionais venceram o Desportivo da Banca, por 5-2.

Com este triunfo, o DV Sport de Luanda fez o pleno, com oito vitórias em igual número de jogo, somando 24 pontos, contra 15 do Desportivo da Banca, 2º classificado da prova, disputada por cinco equipas.

Na outra partida, a Casa Pessoal do Porto do Lobito e o Benfica de Moçâmedes empataram a três bolas, enquanto o Sagrado Coração de Jesus, folgou por imperativos de calendário.

Em declarações à imprensa, no final da competição, o presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP), Dionísio Veiga, prometeu tudo fazer para elevar o número de equipas nas próximas edições, com foco na constituição da Selecção Nacional de sub-19.

Disse que esforços podem ser conseguidos com a  massificação da modalidade e aquisição de material desportivo apropriado, em parceria com Governo, numa altura em que várias equipas angolanas se queixam da falta de equipamentos o desenvolvimento do hóquei em patins.

Referiu ser fundamental estimular a modalidade, para aumentar o número de equipas e ampliar as sessões competitivas nacionais, não obstante aos resultados satisfatórios alcançados na 33ª edição.

Por sua vez, o director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na província do Huambo, Jeremias Chissanga, disse que esforços serão feitos para reactivação das equipas locais de hóquei em patins, fora das competições nacionais desde 2016.

Lembrou que esta a competição serviu de incentivo para a reorganização das equipas da província do Huambo e o regresso, em breve, nas provas nacionais.

Mauro Quiteque, do DV Sport de Luanda, arrebatou o prémio de marcador, com 17 golos, enquanto o seu companheiro Edgar Manuel, foi o guarda-redes menos batido, com 16 tentos sofridos.

Classificação geral:

1º DV Sport de Luanda- 24 pontos

2º Grupo Desportivo da Banca -15

3º Casa Pessoal do Porto do Lobito -10

4º Benfica de Moçâmedes - 07

5º Sagrado Coração de Jesus -03

LT/JSV/ALH

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+