Luanda - A Selecção Nacional sénior masculina de hóquei em patins goleou, nesta segunda-feira, a similar de Moçambique, por 5-2, na estreia do Grupo B do 45º Campeonato do Mundo, que decorre em San Juan (Argentina).
O triunfo permite conservar já o sexto lugar da edição anterior, decorrida em 2019, em Barcelona.
Na partida, disputada no pavilhão Aldo Cantoni, os angolanos adiantarem-se no marcador com golo de insistência do capitão André Centeno, que bateu facilmente o guarda-redes Igor Alves.
Sem sentir a pressão do adversário, os angolanos fizeram o segundo golo, assinado por Humberto Mendes " Big", na sequência de um passe de Martin Payero.
Com o domínio em campo, Filipe Bernardino, que foi a primeira opção vinda do banco, elevou para 3-0, num lance de contra-ataque.
Bem próximo do intervalo, Big voltou a entrar em acção e de livre directo fez o 4-0, após sofrer falta de Bruno Pinto.
Na segunda parte, o adversário apareceu melhor, mas ainda assim foi Angola quem voltou a marcar o 5-0, com assinatura de João Pinto.
Mário Rodrigues marcou o primeiro golo dos moçambicanos, na cobrança de um livre directo, batendo com dificuldade Francisco Veludo.
Já bem nos instantes finais, Filipe Vaz diminuiu a desvantagem em 2-5.
No segundo confronto do dia, na sequência do grupo B, a Argentina venceu a Espanha, por 4-2.
Na segunda jornada os campeões de África defrontam a Argentina, a partir das 2h00 de quarta-feira em Angola, terça-feira na Argentina, enquanto Moçambique enfrenta a Espanha (20:30).
No grupo A, Portugal goleou a França, por 5-1, e a Itália venceu o Chile, também por números expressivos (8-3).
Terça-feira, para o grupo A, defrontam-se França-Chile (18:15) e Itália-Portugal (22:45)