Luanda – A masificação do desporto inter-municipal é a principal aposta do Governo na Província de Luanda (GPL), com o objectivo de beneficiar as comunidades.
Estas palavras foram expressas neste domingo pelo Governador de Luanda, Manuel Homem, durante a homenagem ao antigo jogador do Progresso do Sambizanga, Benfica de Lisboa e da Selecção Nacional de futebol, Pedro Manuel Torres ‘’Man-Torras’’.
Durante o acto de homenagem protagonizado pelo Município de Luanda, o governador reconheceu que o desporto, particularmente o futebol, é um instrumento de união, e que deve ser cultivado no seio das comunidades.
Contudo, disse, o compromisso do GPL é de levar o desporto nas comunidades, com o arranque dos campeonatos intermunicipais, face a importância que se reveste junto das populações.
O jogo de homenagem aconteceu no campo Mário Santiago, afecto ao Progresso Associação Sambizanga (PAS), que opôs duas equipas (mistos) dos bairros da Lixeira e dos Congolenses, enquadrado no torneio denominado ‘’Cidade de Luanda 448 anos’’.
Por sua vez, Pedro Manuel Torres “Man-Torras’’, congratulou-se com este gesto das autoridades do Município de Luanda e do Governo Provincial, por organizarem um evento em honra dos seus feitos sobre a sua vida futebolística.
Reconheceu como sendo a primeira vez que é homenageado no seu país com evento de alto nível, que mereceu o carinho de uma moldura humana no campo onde começou a dar os primeiros passos.
Pedro Mantorra informou que vai continuar a ser o principal motivador da juventude, especialmente no bairro que lhe viu crescer, o Sambizanga.
Pedro Manuel Torres nasceu na província do Huambo, a 18 de Março de 1982. Jogou pelo Progresso do Sambizanga, seu clube de formação e destacou-se no Sport Lisboa e Benfica, no qual é ‘’embaixador’’ do clube ‘’encarnado’’ da capital portuguesa.
Durante a sua carreira teve uma lesão grave ao joelho direito, o que fez com que tivesse algumas limitações e consequentemente a retirada dos campos, aos 30 anos de idade.
Man-torras esteve no Mundial de 2006 na Alemanha, para além de outras competições a nível do continente africano.
BSV/FN