Cazenga – O Governo Provincial de Luanda (GPL) está a trabalhar para encontrar os melhores mecanismos de apoiar o futebol adaptado, com vista a melhorar a prática desta modalidade a nível da capital do país, segundo o vice-governador para o sector económico, Jorge Mingues.
Em declarações à imprensa, durante o acto de abertura da segunda edição do torneio de futebol adaptado denominado ‘Mão Boll’, reconheceu que este desporto já conquistou o seu espaço, mas com o apoio do GPL, seguramente, vai reforçar a preservação do campeonato desta modalidade.
O dirigente, que falava no âmbito das comemorações da 30ª edição das festas populares do Cazenga, assinaladas a 9 do mês em curso, almejou que a competição sirva para se reforçar o processo da inclusão social em Luanda.
De acordo com Jorge Mingues, as equipas devem competir de forma firme, resiliente e acreditarem no seu potencial, para se encontrar os melhores nos próximos torneios da modalidade.
Reconheceu a persistência de um grupo de jovens que, sete anos depois, concretizaram o sonho da prática do desporto adaptado Mão Boll, uma modalidade, actualmente, praticada nas províncias de Luanda, Benguela e Bengo.
O torneio de futebol adaptado conta com quatro equipas, nomeadamente o ‘Brilho Sol de Viana’, ‘Vitória dos Cuanzas’, ‘Dezanove do Cazenga’ e ‘Fortaleza da Maianga’, que durante três semanas vão jogar no sistema todos contra todos. A primeira edição aconteceu em 2022.
O futebol adaptado Mão Boll é uma modalidade praticada por pessoas portadoras de deficiência física dos membros inferiores.
Criada a 26 de Novembro de 2017, no município do Cazenga, a modalidade congrega 150 atletas na província de Luanda. PLA/ACS/QCB