Luanda - O governo da província de Luanda (GPL) assumiu sexta-feira o compromisso de organizar anualmente o Meeting Internacional de natação, nas celebrações da cidade capital.
De acordo com o vice-governador para área social e política da edilidade, António Manuel, a cultura é uma manifestação que contribui para o desenvolvimento de qualquer país, daí a aposta.
Falando na cerimónia de abertura da primeira edição da prova, que decorre na Piscina do Alvalade, enalteceu a iniciativa da Associação Provincial de Natação de Luanda e da Federação da modalidade que se juntaram à festa dos 447 anos da Cidade capital.
Por esse motivo, acrescentou, o Governo local garante enquadrar o evento internacional nas celebrações do dia da Kianda, assinalado a 25 deste mês, contribuindo para que Angola seja cada vez mais conhecida também pelos feitos desportivos.
"Com as crianças e jovens atletas presentes, podemos fazer grandes homens e mulheres, que poderão elevar bem alto o nome do nosso país", frisou.
Por outro lado, a Secretária de Estado para o Desporto, Teresa Hulundo, manifestou-se satisfeita pela iniciativa e referiu que o Ministério da Juventude e Desportos continuará a prestar apoio institucional ao associativismo desportivo.
Incentivou os encarregados de educação que continuam a levar os filhos para a prática do desporto nas diversas modalidades.
O evento, que arrancou esta sexta-feira, termina domingo, na Ilha de Luanda, com a prova de águas abertas de cinco mil metros, três mil metros e 1.500 metros.
Participam da competição 195 atletas, sendo 12 de Mocambique e nove de Portugal.