Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo reitera necessidade da massificação do futebol comunitário

     Desporto              
  • Malanje • Quinta, 23 Janeiro de 2025 | 18h20
Vice-governador para o Sector Politico, Económico e Social, Franco Mufinda
Vice-governador para o Sector Politico, Económico e Social, Franco Mufinda
DR

Malanje- O vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, reiterou hoje, quinta-feira, nesta cidade, a importância do desporto comunitário e a necessidade da sua massificação, sobretudo na modalidade de futebol.

De acordo com o responsável, para além de entreter a população, essa medida pode retirar muito jovens do mundo da criminalidade, bem como descobrir novos talentos.

Falando no acto provincial do Dia Nacional dos Desportos, que hoje se assinala, Franco Mufinda realçou que o apoio institucional do Governo é imprescindível para a concretização desse desiderato, daí que vem trabalhando para o desenvolvimento do desporto na perspectiva sócio-económica e de cultura e lazer.

Apontou a inclusão e responsabilização social, como outra vantagem da promoção do desporto comunitário, gerando assim valores importantes como o espírito de equipa, solidariedade e tolerância.

Por outro lado, o vice-governador enalteceu a criação da Liga Comunitária de Futebol de Malanje, criada há mais de dois anos e que vem congregando e promovendo o futebol onze na província.

Franco Mufinda encorajou os treinadores, agentes desportivos e todos os agentes envolvidos na promoção dos desportos na província, a prosseguir com esse compromisso, rumo a participação de Malanje nas várias competições nacionais.

Apelou também para a preservação das infra-estruturas desportivas, uma vez que vandalizadas, trazem prejuízos avultados e condicionam a prática das disciplinas desportivas.

Por sua vez, a chefe de Departamento Provincial da Juventude e Desportos, Eunice António disse que Malanje tem registado nos últimos tempos um avanço nas modalidades individuais, sobretudo o ciclismo, judo e karate-dó, mas ainda assim augura-se por dias melhores à luz da nova dinâmica que o Governo pretende em prol das 17 modalidades praticadas na província.

Enquanto isso, o vice-presidente da Associação Provincial de Judo, Jacqueline Meia considerou a massificação no seio dos Clubes como sendo uma mais-valia e que tem contribuído no fornecimento de muitos atletas para as Selecções Nacionais, apesar das dificuldades vividas em termos de alojamento, alimentação e transporte dos lutadores e técnicos.

O Dia Nacional dos Desportos, 23 de Janeiro, foi instituído em 1980, por ocasião das primeiras Comissões Instaladoras, que deram origem as Federações Nacionais e as respectivas filiais em todas as províncias do país.

As comemorações da efeméride decorrem sob o lema “Desporto, mais saúde, mais desenvolvimento”. RM/NC/PBC

 





Notícias de Interesse

FAS apresenta Kwenda Urbano no Cuanza-Sul

 Quinta, 23 Janeiro de 2025 | 17h28

Derrame de petróleo afecta costa marítima de Cacongo

 Quinta, 23 Janeiro de 2025 | 17h23

AGT no Soyo apela ao pagamento do Imposto Predial

 Quinta, 23 Janeiro de 2025 | 16h53

FRESAN lança novo modelo de reflorestação na Humpata

 Quinta, 23 Janeiro de 2025 | 16h52

Director da IMMAF trabalha em Angola

 Quinta, 23 Janeiro de 2025 | 16h51

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+