Malanje - A massificação e desenvolvimento do xadrez, na província de Malanje, contam com o apoio do governo local, segundo o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Veloso Dala.
Falando na abertura do Campeonato Nacional de Juniores de Xadrez, que Malanje acolhe desde hoje, Veloso Dala disse que o governo local vai estabelecer parceria com outras províncias, escolas, clubes e núcleos de xadrez, com vista a concretização desse objectivo.
Enalteceu o facto da Federação Angolana de Xadrez (FAX), eleger Malanje para albergar esse Campeonato, pois, servirá de tónico para relançar a prática da modalidade nas várias categorias.
Por outro lado, apontou a existência do colégio de iniciação desportiva de Malanje, como um elemento catalisador para o desenvolvimento da modalidade e de outras disciplinas, a partir do ciclo olímpico 2024/2028, através de parcerias estratégias com o Fundo de Apoio Social (FAS).
Por sua vez, o coordenador da prova, Francisco Andrade, considerou o evento como uma forma de promover a competitividade dos jogadores do país, rumo ao alcance da categoria de sénior.
A competição conta com a participação de mestres internacionais, com destaque para os actuais campeões em ambos os sexos, nomeadamente Luther Santos e Gemina Paulo.
A decorrer até ao dia 20 deste mês, a competição visa apurar os campeões nacionais individuais de juniores masculinos e femininos da época 2024, e os representantes de Angola ao africano de Egipto que acontece de 22 a 30 de Novembro próximo.
Participam do evento 62 atletas das províncias de Malanje, Uíge, Moxico, Cuanza Sul, Zaire, Benguela e Namibe, sendo 37 masculinos e 25 femininos. RM/NC/PBC