Menongue – O governador do Cuando Cubango, José Martins, enalteceu, no domingo, o empenho das atletas da província que culminou com a conquista do XII campeonato dos Jogos Nacionais Escolares, na modalidade de futebol, pela segunda vez consecutiva.
Ao discursar na cerimónia solene de homenagem ao grupo de estudantes e equipa técnica, José Martins, disse tratar-se de um momento de celebração, não apenas pelas medalhas e troféus conquistados, mas pela dedicação.
Afirmou que participar de uma competição do género exige muito mais que habilidades físicas ou técnicas, mas requer igualmente muita disciplina, resiliência e acima de tudo coragem para enfrentar os desafios e superar os limites.
“Hoje estamos a celebrar não apenas as vitórias, mas sim o caminho percorrido até alcançar o pódio. Cada treino, cada sacrifício, cada momento de dúvidas superadas foi essencial para alcançar o sucesso. Vocês são um exemplo de sucesso para todos e provaram que a juventude é capaz de realizações extraordinárias”, salientou, dirigindo-se às vencedoras.
Aos professores, treinadores e às famílias, o governante felicitou pelo apoio e incentivo aos jovens na jornada dos jogos escolares.
Durante o campeonato decorrido entre os dias 17 e 29 de Agosto na província do Uíge, a província do Cuando Cupango, para além de sagrar-se campeã em futebol na classe feminina, com um total de cinco jogos e igual número de vitórias, também teve a melhor guarda-redes da competição, Alice Carlos, com apenas dois golos sofridos.
A província foi igualmente distinguida com a jovem atleta Felícia Sambambi, como a melhor jogadora do campeonato.
Nas provas individuais a província ficou igualmente com a medalha de ouro na modalidade de salto em comprimento, com a atleta Maria Luciana de 16 anos de idade, sendo que em atletismo a província sagrou-se em 2º lugar nos 300 metros e 3º lugar nos 1500 metros de forma geral, a província forma geral fez-se representar por 34 atletas. MSM/FF/MS