Governo de Benguela projecta reabilitação de infra-estruturas desportivas

     Desporto              
  • Benguela • Segunda, 05 Agosto de 2024 | 20h10
Campo de futebol comunitário
Campo de futebol comunitário
Luís Castro

Lobito - A reabilitação de algumas infra-estruturas consta de um plano gizado pelo Governo Provincial de Benguela, com a finalidade de promover o desporto comunitário, soube a ANGOP, esta segunda-feira.

Essa informação foi avançada pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Pascoal Luís, sem, contudo, avançar prazos. 

O responsável disse estar a fazer um levantamento das infra-estruturas desportivas nas cidades do litoral da província, nomeadamente Lobito, Catumbela, Benguela e Baía Farta, numa primeira fase.

"Vamos identificar, junto das comunidades, aqueles campos que necessitam de alguma intervenção, como trabalhos de terraplanagem, alinhamento, pintura de balizas, afixação de redes e outros", esclareceu.

Segundo Pascoal Luís, o Governo pretende massificar várias modalidades desportivas nos bairros, contribuindo assim para o crescimento saudável e educação adequada para as crianças e jovens.

Na cidade do Lobito, uma das infra-estruturas visitadas foi o campo de futebol "Camuco", rodeado de montanhas. Está localizado no bairro do Chimbuila, zona alta do Lobito.

A delegação constatou que, naquela infra-estrutura, já não se pratica futebol há decadas. Encontra-se totalmente degradada, com capim nalgumas zonas, incluisive abriu-se uma ravina a escassos metros daquele espaço.

O director explicou que o campo deveria beneficiar de reabilitação em 2008, no âmbito do Projecto Despontar.

"Na altura da realização do CAN 2010, havia a necessidade de intervenção nos campos de apoio para aquela competição africana e optou-se pelos mais acessíveis. Por este motivo, a sua reabilitação ficou sem efeito", afirmou.

Pascoal Luís referia-se às obras feitas nos estádios de São Filipe (Nacional de Benguela) e Municipal de Benguela.

Pelo campo do "Camuco", projectado para estádio municipal, na era colonial, passaram "clubes emblemáticos" como o Sporting do Lobito e a Académica da Chirimba, hoje conhecida por Académica do Lobito.

Em relação a jogadores, despontaram ali, desde muito jovens, atletas que chegaram à selecção nacional, tais como António Lopes Chibi, Arlindo Leitão, Firmino, Sansão, Lilas e outros.

Por outro lado, o campo do Electro Clube do Lobito, no passado denominado "campo do Lusitano", está localizado na zona urbana da cidade e também carece de obras de restauro, apesar de ser propriedade privada.

Era bastante movimentado na altura das selecções provinciais. Já albergou jogos de carácter nacional e internacional, mas hoje serve apenas de campo para treino das camadas jovens do Electro Clube do Lobito e de apoio a outros clubes, apesar de ter algum tratamento, sobretudo na relva.

A delegação do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos vistou também outros campos comunitários de futebol onze, nos bairros do Alto Liro e da Lixeira, e também de uso multidisciplinar, como por exemplo o pavilhão do Sporting do Lobito.TC/CRB 

 





+