Governo de Malanje pretende relançar o basquetebol

     Desporto              
  • Malanje • Quinta, 09 Junho de 2022 | 19h51

Malanje- O governo da província de Malanje pretende relançar a médio prazo a modalidade de basquetebol, a partir dos escalões de iniciados, com vista ao resgate da mística que já ostentou em tempos idos.

Essa pretensão passa pela criação de políticas de massificação, com destaque para o desporto escolar e outras iniciativas que estimulem as crianças a ganhar o gosto pela prática do basquetebol.

A intenção foi manifestada hoje, quinta-feira, pelo governador provincial, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, à margem de um almoço de confraternização com a direcção técnica e atletas da selecção nacional sénior masculina da modalidade, que estagia em Malanje.

Por esse motivo, sublinhou, o governo de Malanje manifestou o interesse de a selecção nacional estagiar na província, porque com isso, muitas crianças, adolescentes e jovens poderão se sentir atraídos ao verem de perto os seus ídolos e outros atletas.

Precisou que a par disso, o governo solicitou à Federação Angolana de Basquetebol (FAB), material para estimular a prática da modalidade em Malanje, pedido a ser satisfeito provavelmente a partir de sábado (11) por altura do lançamento do projecto “Kandengola”, voltado a massificação.

Por sua vez, o presidente de direcção da Associação Provincial de Basquetebol, Emerson Caholo, disse que com vista a abraçar as intenções do governo, a agremiação leva a cabo um projecto de massificação que envolve actualmente mais de 200 crianças dos 5 aos 17 anos. 

Essa iniciativa, realçou, visa criar viveiros para que os Clubes interessados, venham futuramente a encontrar talentos.

Enquanto isso, o técnico principal da selecção nacional, Pep Clarós considerou condignas as condições de alojamento, climatéricas e infra-estruturais, pelo que o estágio está a  decorrer de forma satisfatória.

O estágio pré-competitivo da equipa nacional, que teve início segunda-feira (6) em Malanje, visa a preparação do conjunto para os jogos da terceira janela de qualificação ao mundial, a decorrer de 27 de Junho a 5 de Julho, em Abidjan (Côte d´Ivoire).

 





Notícias de Interesse

Apuramento “inédito” marca semana desportiva

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 19h25

Assembleia Geral da ONU aprova Pacto para o Futuro

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 17h47

Ciclistas angolanos pedalam em prol do ambiente

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 17h36

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+