Governante realça importância da massificação do andebol

     Desporto              
  • Benguela • Terça, 14 Maio de 2024 | 06h02
Lidia Amaro, Vice-Governadora de Benguela para o sector político e social.
Lidia Amaro, Vice-Governadora de Benguela para o sector político e social.
Antonio Lourenço.

Benguela - A vice-governadora de Benguela para os sectores Político, Económico e Social, Lídia Amaro, considerou necessário massificar o andebol nas escolas, clubes e comunidades, para se manter a hegemonia em África na classe feminina.

A dirigente falava na abertura do 45º Campeonato Nacional de andebol feminino, que decorre até 25 do mês em curso nas cidades de Benguela e do Lobito.

Segundo Lídia Amaro, a realização deste campeonato é uma demonstração do compromisso da Federação Angolana de Andebol em tornar esta prova numa verdadeira festa nacional.

Afirmou que a competição proporciona uma oportunidade ímpar de continuar a solidificar os laços de proximidade entre os cidadãos que vibram, celebram e se emocionam com os lances e golos deste desporto.

Lembrou que o andebol feminino, através de clubes e da selecção nacional, tem conquistado vários títulos que orgulham e dão alegria aos angolanos, tornando-nos a melhor selecção de África.

A vice-governadora salientou que o Executivo angolano criou mecanismos legais e políticas públicas direccionadas à juventude, com vista à valorização contínua não só do desporto como também dos seus praticantes, que são a razão da existência da modalidade.

Refeiu ainda que o Governo também está a implementar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral para o quinquénio 2023/2027, com destaque para o eixo que aborda o desporto na juventude e encontra acolhimento na Carta Desportiva Nacional, constituindo o sinal inequívoco do seu compromisso com a promoção da prática desportiva.

Por seu turno, o presidente da Federação Angolana de Andebol, José Amaral "Maninho", disse ser uma honra organizar a festa da modalidade em Benguela, porque é uma província do desporto, em particular o andebol.

Recordou que Benguela já deu muitos talentos ao andebol nacional e, por esta razão, decidiru-se organizar a 45ª edição do Campeonato Nacional senior feminino nesta província.

 

 





Notícias de Interesse

+