Governadora do Bié pede maior aposta no desporto escolar

     Desporto              
  • Bié • Quarta, 24 Julho de 2024 | 20h54
Governadora do Bié, Celeste Adolfo
Governadora do Bié, Celeste Adolfo
Aurélio Segunda-ANGOP

Cuito - A governadora da província do Bié, Celeste Adolfo, pretende ver uma maior aposta no desporto escolar, com vista a descoberta de novos talentos, para resgatar a mística de diversas modalidades a nível desta região do país.

A governante manifestou este interesse, nesta quarta-feira, na cidade do Cuito, na cerimónia de empossamento dos novos responsáveis das associações desportivas.

Celeste Adolfo advogou a necessidade da intensificação do desporto escolar, para suportar as competições locais e nacionais.

Apelou igualmente as administrações municipais, para, dentro dos seus projectos de desenvolvimento, priorizarem também o desporto, para contribuirem no seu crescimento.

Solicitou aos órgãos directivos empossados, no sentido de elaborarem as suas planificações financeiras, para permitir que as autoridades locais consigam articular algumas necessidades.

A governadora Celeste Adolfo prometeu ainda o seu engajamento para a construção e reabilitação de infra-estruturas desportivas, para garantir maior dignidade aos praticantes de diversas modalidades.

Na ocasião, o presidente da Associação Provincial de Basquetebol, Aldo Segunda,  em representação de outras associações desportivas, salientou que,  durante o cíclo olímpico 2024/2028, vão trabalhar no sentido de fazer crescer as diversas modalidades a nível desta região.

Para a concretização deste desiderato, as associações provinciais irão reforçar a formação dos dirigentes desportivos, treinadores, bem como de árbitros.

Aldo Segunda admitiu que este reforço vai permitir a massificação desportiva e posteriormente a descoberta de novos talentos.

O reaproveitamento das infra-estruturas desportivas existentes também consta no programa das associações eleitas, para inserir muitas crianças e jovens na prática do desporto.

Tomaram posse os presidentes das associações desportivas de Basquetebol, Andebol, Atletismo, Judo, Karaté-Do, Xadrez, Jiu-Jitsu e Desporto Paralímpico.

Estiveram no acto membros do governo provincial, administradores municipais, entre outros. AS/PLB 





+