Uíge – A importância da massificação da modalidade de xadrez nas escolas académicas da região, a fim de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos foi, domingo, defendida pelo governador da província do Uíge, José Carvalho da Rocha.
O governante, que falava durante os jogos simultâneos de xadrez, em alusão aos 20 anos de paz no país, reafirmou a contínua aposta do governo local no apoio às actividades desportivas na região.
José Carvalho da Rocha reconheceu o potencial competitivo dos atletas locais, tendo em conta as cinco medalhas conseguidas recentemente no 36º Campeonato Nacional em juvenis.
O também praticante da modalidade, que disputou uma simultânea com três crianças, disse esperar que a tradição deste desporto se mantenha, e que os jovens da província sejam campeões nacionais por muito tempo.
Por sua vez, o presidente da Associação Provincial de Xadrez, Amilton Cardoso Alves, afirmou estar em curso uma iniciativa para a massificação do desporto ciência nas escolas da sede provincial, assim como a expansão nos outros 15 municípios.
Explicou sobre o projecto de implementação do xadrez comunitário, que prevê a formação de 100 xadrezistas nos municípios do Songo, Mucaba, Alto Cauale e Maquela do Zombo, numa iniciativa do Fundo de Apoio Social (FAS).
Presente no encontro, o mestre internacional e tricampeão africano, David Silva, explicou que dará formação aos praticantes da modalidade no Uíge, reafirmando que a província terá representante no Campeonato Africano, a decorrer este ano, na Zâmbia.