Luanda - O golo do angolano Cristóvão Paciência “Mabululu”, marcado na vitória de Angola contra a Namíbia, por 3-0, no CAN de 2023, disputado na Côte d’Ivoire, consta entre os 11 nomeados para o prémio CAF Awards 24.
De acordo com uma nota publicada no sítio da Confederação Africana de Futebol (CAF), a votação inicia esta segunda-feira e termina dia 12, devendo o vencedor ser anunciado numa gala da organização no próximo dia 16, em Marraquexe, Marrocos.
O regulamento permite o cadastramento dos golos marcados no período entre Janeiro a Outubro de 2024, em provas sob égede da Confederação Africana.
O golo do atleta de 32 anos de idade resultou da recepção de um passe na ala esquerda, de Gelson Dala, e um remate de fora de área, em forma de arco, sem hipótese de defesa para o guarda-redes namibiano Kazapua, aos 66 minutos.
Na ocasião, a vitória de 3-0 qualificou Angola para os quartos- de-final da prova disputada em Janeiro último, feito já conseguido em outras duas ocasiões, no Ghana`2008 e em Angola`2010.
Mabululu, que se estreou ao serviço dos “Palancas Negras” na época 2013, tem um registo de trinta jogos e 10 golos marcados.
Na lista para o prémio "CAF Awards24" consta o golo de Aboubakary Koita, da selecção da Mauritânia, na derrota frente Angola (2-3), no CAN da Cote d’Ivoire e Denis Omedi, do Kitara FC, registado na Liga de Futebol do Uganda.
Seguem-se os tentos de Ibrahim Adel, rubricado pela selecção do Egipto, no triunfo sobre a Mauritânia (2-0), na 3.ª jornada do grupo C de qualificação ao CAN2025, em Marrocos, e o tento de Kevin Pina, da selecção do Cabo Verde, na goleada ante Moçambique (3-0), na 2.ª jornada do grupo B do CAN de 2023.
Nene Dorgeles, da selecção do Mali, na derrota frente a Côte d’Ivoire (1-2), nos quartos- de-final do CAN2023, Said Benrahma, da selecção da Argélia, na vitória diante do Togo (1-0), na 4.ª jornada do grupo E de qualificação ao CAN de 2025.
O golo de Sébastien Haller, da selecção da Côte d’Ivoire, no triunfo ante a Nigéria (2-1) na final do CAN de 2023 e Wessam Abou, do Al Ahly, do Egipto, na vitória diante do TP Mazembe (3-0) na Liga dos Clubes Campeões, a 26 de Abril último.
Completam a lista os tentos de Abdul Issah, do Dreams FC do Ghana, na vitória ante a Académica do Lobito (4-0), na 4.ª jornada do grupo C da Taça da Confederação, dia 20 de Dezembro de 2023 e Yassine Benzia, da selecção da Argélia, no empate com a África do Sul (3-3), na data FIFA, a 26 de Março. JAD/MC