Luanda – A primeira edição do Internacional Pairs em Golfe, maior torneio amador do mundo, vai decorrer de 11 a 12 de Setembro, no campo dos Mangais, Barra do Kwanza, em Luanda.
Apresentado hoje (quarta-feira), na capital do país, em conferência de imprensa, o director do evento, António Louro, frisou que a prova vai juntar 40 equipas, num total de 80 golfistas.
Acrescentou que, além de trazer mais competição aos angolanos, também ajudará a criar objectivos para os praticantes, como por exemplo representar o país no exterior.
Até 2024 Angola vai acolher a referida competição, licença ganha pela Fazenda Mangais, sendo uma garantia de manter a regularidade da competição.
O torneio vai apurar a dupla amadora angolana que ira representar o país no Campeonato do Mundo, a realizar-se em Portugal, na região do Algarve - Pinheiros Altos, de 26 a 30 de Setembro deste ano, com a presença de 50 países.
Ainda segundo o responsável, a missão é criar uma competição em ambiente onde todos os jogadores amadores tenham uma oportunidade de competir a nível mundial, com base em critérios e handicaps justos e verificados.
António Louro informou, também, que além de ser uma prova de carácter competitivo, a organização pretende divulgar ainda mais a modalidade, como motivo de atracção turística e o surgimento de novos praticantes.
“É uma prova muito importante para Angola, porque envolve grande parte dos países da Região Austral. Pretendemos fazer algo que a todos orgulhe no mapa do continente desportivo e turístico”, reiterou.
Acrescentou que as condições naturais que o país possui para a prática do golfe são únicas, pelo que a modalidade pode tornar-se num dos maiores impulsionadores do turismo, como acontece em outras partes do mundo.
Para ele, Angola pode ter um maior crescimento turístico, mas para isso será necessário mostrar o país para depois surgirem outras acções por via do golfe.
Quanto ao torneio, será considerado vencedor o jogador que mais pontos somar nos dois dias de prova.