Luanda - O Petro de Luanda assumiu a liderança do Campeonato Nacional de futebol "Girabola2023-24" ao vencer hoje (sábado), na capital do país, a Académica do Lobito, por 2-1, em jogo de acerto à 6ª jornada.
Disputado no Estádio 11 de Novembro, os golos do encontro foram marcados por Jonathan Toro (4´) e Jaredi (88´), enquanto Ramiro (39`) descontou para os visitantes.
Assim, o campeão em título ascende de segundo para o primeiro posto, com 34 pontos, enquanto os académicos da província de Benguela figuram no 9º lugar, com 16 pts.
Desde muito cedo os tricolores deram mostras de superioridade e abriram o marcador aos 4 minutos, num lance que Toro recebe um passe e à meia volta faz um remate rasteiro para o canto direito, sem hipótese de defesa para o guarda-redes Nuno.
Os académicos responderam com uma jogada em que Ramiro isolou-se e rematou muito perto do poste esquerdo da baliza de Hugo Marques, aos 19`.
Volvidos 34`, foi a vez de Vali desviar de cabeça para a defesa do guarda-redes "tricolor", na sequência de um cruzamento dentro da área.
O golo do empate da Académica surgiu aos 39`, num lance em que Hugo Marques, na tentativa de colocar a bola em jogo fê-lo em direcção ao avançado Ramiro, que não desperdiçou a oportunidade e igualou a contenda, não acontecendo mais nada até ao intervalo.
No reatamento, registou-se domínio dos anfitriões. Guedes quase faz o segundo golo para o Petro com um cabeceamento colocado, mas Nuno esticou-se e espalmou o esférico para canto, aos 48`.
Decorridos 70`, Samuel frente a frente com Hugo Marques teve tudo para adiantar a Académica do Lobito no placar, mas cabeceou perto do poste lateral esquerdo.
Aos 87`, Jaredi, num lance inesperado, rematou de longe, aproveitando um ligeiro adiantamento do guarda-redes opositor, e marcou o 2-1, numa altura que tudo indicava para o empate.
Também hoje, para acerto da mesma ronda, o Desportivo da Lunda Sul recebeu e empatou com o Sagrada Esperança da Lunda Norte a uma bola, no Estádio das Mangueiras, em Saurimo, com tentos rubricados por Mussá (38´) e Alexandre (19´).
Com o empate, o Desportivo desce de primeiro para segundo, com 33 pontos, já o Sagrada Esperança é terceiro (31 pts).
O Sporting de Cabinda, que domingo joga em Luanda com o Interclube, no 22 de Junho, igualmente de acerto de calendário, é o último classificado, com oito pontos.
Resultados da 6ª jornada:
Interclube – São Salvador do Zaire (0-1)
Kabuscorp – FC Bravos do Maquis (1-0)
Recreativo do Libolo – União de Malanje (1-1)
Sporting de Cabinda – Santa Rita do Uíge (0-3)
Desportivo da Huíla – Wiliete de Benguela (1-0)
Petro de Luanda-Académica do Lobito (2-1)
Desportivo da Lunda Sul-Sagrada Esperança (1-1)
JAD/VAB/MC