Girabola2023/24: Petro goleia São Salvador no acerto da jornada  

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 24 Abril De 2024    18h04  
Equipa, Petro de Luanda
Equipa, Petro de Luanda
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – O Petro de Luanda goleou hoje (quarta-feira), na capital do país, o São Salvador do Kongo, por 5-0, em jogo de acerto de calendário referente à 18ª jornada do Campeonato Nacional de futebol (Girabola2023-24), disputado no Estádio 11 de Novembro.

Evidenciado a sua melhor capacidade competitiva, os golos da partida foram marcados por triplo de Alexandre Guedes (8´, 28´e 45´), Tiago Azulão (35´) e Inácio Miguel (86´).  

Com este resultado, o campeão nacional continua na terceira posição, com 43 pontos, os mesmos do Sagrada Esperança (2º/43), enquanto que a equipa da província do Zaire está em 10º/20 pts.    

O Desportivo da Lunda Sul é o líder do Girabola2023/24, com 44 pontos, ao passo que o Recreativo do Libolo (15º/12 pts) é o último.   

Inicialmente, foram os petrolíferos a tomarem as rédeas do encontro, em que Guedes, muito bem posicionado, desviou para inaugurar o marcador de cabeça, o cruzamento do seu colega Jarede, aos oito minutos.         

Na sequência, mesmo com uma certa replica do adversário, o referido jogador volta a violar a rede do oponente, decorridos 28, numa autêntica cópia do primeiro golo.

Decorridos 30, muito mais comedidos, os atacantes caseiros continuam a pressionar o reduto defensivo dos visitantes, que são apanhados em desatenção e surpreendidos por mais um tento de Tiago Azulão.

Em período do intervalo, Alexandre Guedes amplia o marcador, com um forte remate de fora da área, sem hipóteses de defesa do guarda-redes Valdez, do São Salvador, que leva o Petro a confortável vantagem de 4-0.

No reatamento, o conjunto da capital do país continuou a controlar melhor o desafio, mesmo com algumas acções esporádicas dos jogadores do clube do Zaire, que em vão tentavam impor-se ao adversário.

Mesmo com acções repartidas, onde o equilíbrio era a nota dominante, o resultado permanecia. Aos 80, um forte remate de Silva embate no poste da baliza do Petro, que provoca algum “susto” aos adeptos “tricolores”.   

Já na fase derradeira do desafio, apesar de esgotar de substituições em ambos os lados, os guarda-redes eram menos incomodados, evidenciando o apreciar das jogadas dos componentes do meio campo.

Contra todas as perspectivas, Inácio Miguel fecha a contenda, aos 86, com o quinto golo petrolífero, no aproveitamento do cruzamento de Erivaldo.    

Este jogo entre Petro e São Salvador, inicialmente agendado para Março último, só agora aconteceu, por força da participação da equipa "tricolor" na Liga dos Clubes Campeões de África.

Na 1ª volta, os “petrolíferos” venceram por 4-2, na 3ª jornada, disputada no Estádio Álvaro Buta, na cidade de M´Banza Kongo.

Resultados completos da 18ª jornada:

Desportivo da Lunda-Sul 2 – 1 Santa Rita de Cássia

Sporting de Cabinda 0 – 3 Wiliete de Benguela

Interclube 1 – 1 Bravos do Maquis

Sagrada Esperança 1 – 0 União de Malanje

Recreativo do Libolo 2 – 2 1.º de Agosto

Kabuscorp do Palanca 2 – 2 Académica do Lobito

Petro de Luanda 5 - 0 São Salvador do Kongo  

VAB

 





+