Luanda - O Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol (FAF) recuou da decisão da despromoção do Sporting de Cabinda no Campeonato Nacional da primeira divisão (Girabola2023/24), tomada no dia 12 de Janeiro, devido à segunda falta de comparência seguida registada pela equipa.
Em comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira, o órgão que gere o futebol em Angola, admitiu ter cometido um lapso na transcrição da sentença referente ao jogo que ficou por disputar, entre os Leões do Norte e o Desportivo da Lunda Sul.
A FAF informa, que depois de reunidos em sessão rdinária na sua sede, decidiu corrigir o erro do documento produzido.
"Compulsado o boletim de jogo é possível aferir a falta de comparência do Sporting Clube de Cabinda, sem que tivesse o clube em questão justificado os motivos da ausência", lê-se.
Segundo o comunicado, o regulamento da Federação determina que a justificação da falta de comparência ao jogo oficial é requerida à FAF pelo clube, por escrito, no prazo de dois dias, acompanhada da prova dos factos.
O documento informa, igualmente, que os Leões do Norte foram punidos por falta de comparência com derrota de 3-0, ficam por pagar uma multa em 5.000 UCF e condenados a efectuar pagamento das despesas da equipa de arbitragem.
A punição surgiu pelo facto do Sporting de Cabinda não se ter deslocado a Saurimo para defrontar o Desportivo da Lunda Sul, em jogo referente à décima primeira jornada do Campeonato.
O Sporting de Cabinda é o último classificado do Girabola2023/24 com cinco pontos, liderado pelo Kabuscorp do Palanca (21 pts), seguido do campeão Petro de Luanda (17). BSV/VAB