Saurimo – O Desportivo da Lunda-Sul consolidou a liderança do Campeonato Nacional de futebol da I divisão (Girabola 2023/24), após vencer este domingo, em Saurimo, o União de Malanje, por 2-0, em jogo da 20ª jornada.
O líder soma 44 pontos, contra 15 da equipa visitante que ocupa a 13ª posição.
Os lundas entraram mais ofensivo e logo ao primeiro minuto de jogo, inauguraram o marcador, mas o golo foi anulado, por falta de Mussá ao guarda-redes Keké.
Aos 12 minutos, Cuxixima desferiu um forte remate a meio da grande área, mas o guarda-redes forasteiro esteve mais atento.
Passados nove minutos, Mussá de cabeça, para mais uma vez Keké a impedir o primeiro dos anfitriões.
Os “Lundas”, inconformados voltaram a incomodar a baliza de Keké, por intermédio de Cuxixima, mas Keeper sempre atento, defendia todas bolas.
O jogo foi ao intervalo com as duas equipas empatadas (0-0).
Na segunda metade, o Desportivo da Lunda-Sul voltou a dominar, criando iniciativas de jogo e aos 61 minutos, Magrinho fez o primeiro golo da partida, na sequencia de um cruzamento de Renê na ala direita, e de cabeça colocou a bola no fundo da baliza contraria.
Os donos da casa continuaram mais ofensivos e aos 90+3 minutos, ampliaram o marcador para 2-0, por intermédio de Cedrick.
Reacções
No final da partida, o técnico do Desportivo da Lunda-Sul, Maurílio Silva, elogiou a postura da sua equipa, apontando o espírito colectivo como o segredo da vitória.
“Apesar das dificuldades, tivemos a capacidade de desfazer a muralha defensiva do adversário e não desperdiçamos as oportunidades criadas. O importante é que conseguimos alcançar os nossos objectivos que era chegar aos 44 pontos e continuar a dar pressão aos principais candidatos'' - disse.
Por sua vez, o técnico do União de Malanje, Manuel Martins “Bula”, lamentou a derrota, apontando a falta de eficácia na finalização e erros defensivos como causas do desaire nas Mangueiras.
Criticou a actuação do árbitro em alguns momentos da partida o que influenciou a derrota, mas realaçou que valeu apenas a entrega e o profissionalismo dos jogadores.
Disse que apesar desta derrota, "o espírito de lutar pela permanência no campeonato contínua, porque estatisticamente ainda é possível
Com este resultado, o Desportivo da Lunda-Sul ocupa a primeira posição com 44 pontos, enquanto o União de Malanje é 13º, com 15 pts.
QB/JW/FN