Luanda – O jogo entre o 1.º de Agosto e o Desportivo da Lunda-Sul centraliza as atenções da 17ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da I divisão, Girabola’2023/24, a disputar-se na quarta-feira no Estádio França Ndalu, em Luanda.
Os ‘’militares’’, que contam com uma nova direcção eleita para o quadriénio 2024/28, ocupam a quinta posição, com 21 pontos, contra 34 dos Lundas do Sul, no terceiro posto, os mesmos que o Petro e o Sagrada Esperança da Lunda Norte, em primeiro e segundo lugares.
Apesar da diferença pontual entre os dois conjuntos, o 1.º de Agosto, jogando no seu reduto, apresenta-se como principal favorito à conquista dos três pontos.
O Sagrada Esperança da Lunda Norte, um dos líderes da competição, desloca-se ao reduto do São Salvados de Mbanza Kongo do Zaire, nono colocado com 16 pontos.
Em caso de triunfos, as duas formações lundas (Sagrada e Desportivo) descolam-se do trio da frente, já que o Petro de Luanda não joga nesta ronda frente a Santa Rita de Cássia do Uige, em função do compromisso continental (Liga dos Clubes Campeões de África) no próximo fim-de-semana, no Estádio 11 de Novembro, na capital angolana, diante do TP Mazembe, da RD Congo, para a segunda ‘’mão’’ dos quartos-de-final.
No desafio da primeira ‘’mão’’, disputado no passado sábado, em Lubumbashi, os dois conjuntos empataram a zero bolas.
Cartaz completo da ronda:
FC Bravos do Maquis - Recreativo do Libolo
São Salvador do Zaire - Sagrada Esperança
Desportivo da Huíla - Sporting de Cabinda
Académica do Lobito - União de Malanje
Wiliete de Benguela - Interclube
1° de Agosto - Desportivo da Lunda Sul
Santa Rita de Cássia – Petro de Luanda (adiado)
Kabuscorp do Palanca descansa por imperativo de calendário.
As formações do Interclube (13 pontos), Sporting de Cabinda (12) e Recreativo do Libolo do Cuanza Sul, com 11 pts, ocupam os lugares de despromoção.
IN/FN