Luanda - O 1º de Agosto e o Kabuscorp do Palanca abrem, sexta-feira, às 17 horas, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, a 22ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2023/24).
Aguardado com expectativa pelos adeptos e amantes da modalidade, o jogo de resultado imprevisível, tem o condão de opor equipas fora de lugares cimeiros na tabela classificativa da prova.
O conjunto “militar”, na sétima posição, com apenas 26 pontos, terá pela frente os “palanquinos”, que são quarto, com 32 pts. De antemão, advinha-se um encontro renhindo da capital do país, em que os contendores tentarão obter os três pontos em disputa.
Na outra partida, sábado, às 15h00, realce ao campeão, o Petro de Luanda (3º/43) que vai a cidade de Saurimo, ao encontro do líder, o Desportivo da Lunda Sul (1º/44 pts), separados por apenas um ponto.
Os “Petroliferos”, que nas duas últimas jornadas venceram com goleadas e marcaram um total de nove golos, vão encontrar um Desportivo que perdeu, por expressivos 0-4, diante do Sagrada Esperança da Lunda Norte.
Em sequência da ronda, em busca de melhoria na tabela classificativa, o Recreativo do Libolo (14º / 15) defronta o Sagrada Esperança (2º/43).
No Estádio 22 de Junho, em Luanda, sábado, o Interclube (11º/ 21) joga diante da União de Malanje (15º /15), equipas com objectivos diferentes na competição.
Ainda no mesmo dia, na cidade do Lubango, o Desportivo da Huila( 8º/25) recebe o Bravos do Maquis do Moxico ( 6º/28).
A jornada fica concluída, no domingo, com a disputa de dois jogos, entre o São Salvador do Kongo (10º /21) e o Sporting de Cabinda (13º /15).
No Estádio de Ombaka, as duas equipas da província de Benguela, no caso, o Wiliete (5º/28) e Académica do Lobito (9º /21) encontram-se no “dérbi” local. Folga o Santa Rita de Cássia do Uige, por força de calendário. WR/VAB