Girabola2022/23: 1º de Agosto falha estreia vitoriosa

     Desporto              
  • Luanda • Quarta, 28 Setembro de 2022 | 22h48
Momento ofensivo da equipa do 1º de Agosto
Momento ofensivo da equipa do 1º de Agosto
António Escrivão

Luanda - O 1º de Agosto foi hoje, em Luanda, incapaz de se estrear com vitória no Girabola2022/23, ao consentir empate sofrível diante do Cuando Cubango FC, por 0-0, em jogo de conclusão da I jornada do Campeonato Nacional de futebol, disputado no Estádio 11 de Novembro.

Inicialmente tida como favorita, no desafio equilibrado, a formação vice-campeã nacional teve de se remeter a defesa, para evitar que o conjunto do Cuando Cubango saísse de  Luanda com os três pontos.

Logo aos três minutos iniciais, os agostinos protagonizam acções, que levaram algum perigo ao reduto contrário, quando Hossi serviu Jiressi, que atrapalhou-se e rematou fraquinho à figura do guarda-redes Julião.

Seguiu-se Cuxixima, que dentro da área, rematou para Julião desviar para canto. No cruzamento, o central Bobo saltou mais alto e com forte golpe de cabeça obrigou Julião a socar para cima da baliza.

Em resposta, a turma do Cuando Cubango incomodou a baliza do seu oponente, tendo o capitão Gui rematado aos 11 minutos, mas sem efeitos.

Decorridos 13´, num lance confuso, próximo da área dos caseiros, Magrinho fintou o guarda-redes Coió e marcou golo, anulado pelo árbitro Nelson da Silva, por irregularidades.

Após o susto, que emudeceu os adeptos do 1º de Agosto nas bancadas, o Cuando Cubango voltou a insistir no ataque, com o persistente Gui a desferir um remate que levava selo de golo, mas passou por cima da baliza.

A partir daí, era visível o equilíbrio entre ambas equipas, em que os visitantes pareciam mais voltados para o ataque, não se coibindo de actuar fora do seu campo.

O técnico do 1º de Agosto, Filipe Nzanza, efectuou inúmeras mexidas no plantel, ainda na primeira parte, mas sem o efeito desejado, já que o adversário sabia contrapor as investidas, repartindo as acções ofensivas.  

Mesmo criando oportunidades, os “rubro e negros” pecavam na finalização das jogadas, desperdiçando bolas com passes fora do alvo.

Aos 44 minutos, Asumani ainda tentou um remate de longe que quase traía Julião na defesa, tendo efeito giratório, mas passou para cima. O placar se manteve sem golo ao intervalo.

Na etapa complementar, foram os anfitriões que voltaram a dar sinal de perigo, Jiresse tentou a sorte com um pontapé de virada, mas foi à figura do guarda-redes, aos 47 minutos. O Cuando Cubango reagiu aos 60 minutos, com Vado a chutar também de muito longe.

Nesta altura, esta formação que fez 10 horas de viagem via terrestre de Menongue a Luanda parecia mais fresca, remetendo a equipa da casa a sucessivas missões defensivas com vários lances ameaçadores, porém o golo teimava em surgir.

Volvidos 80 minutos, na ânsia de conservarem um ponto com o empate que traziam, os visitantes caiam com frequência queimando tempo, comportamento que levou o juiz da partida a exibir cartolinas amarelas e vermelha ao guarda redes Julião (90') para desincentiva-lo.

Já nos descontos, Bobó em movimentação ofensiva desviou de cabeça a bola, mas passou ao lado, com o desafio a terminar empatado (0-0).

Com este resultado, o 1° de Agosto soma um ponto, o mesmo que o Cuando Cubango FC.



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+