Ginástica: Núcleo da Graça sagra-se campeão provincial de Benguela

     Desporto           
  • Benguela     Domingo, 10 Março De 2024    09h29  
Pormenor de uma prova de ginástica (Arquivo)
Pormenor de uma prova de ginástica (Arquivo)
Lucas Leitão

Benguela - Com cinco medalhas de ouro, quatro de prata e igual número de bronze, o Núcleo de Ginástica do bairro da Graça (Piaget) venceu, este sábado (9), a 15ª edição do Campeonato Provincial Benguela.

Realizada no pavilhão Arena Acácias Rubras, na cidade de Benguela, a prova contou com a participação de 147 atletas, de cinco equipas, que competiram nas disciplinas de ginástica Rítmica, Tumbling, Aeróbica e Artística.

É a primeira vez que a equipa do bairro da Graça, arredores da cidade de Benguela, vence esta competição.

Nos lugares imediatos ficaram o Núcleo de Ginástica de Benguela (2º), Clube Transcambanda de Benguela (3º), Academia ATGIM de Benguela (4º) e Núcleo da Escola Pim Pam Pum do Lobito (5º).

Em declarações à ANGOP, o técnico da equipa vencedora, Vladimir Trumba, disse que a sua formação venceu a prova fruto de muito esforço, trabalho e dedicação.

Explicou que teve de aprender com os erros do passado, corrigir as falhas e trabalhar afincadamente com os atletas para chegar ao título.

Para o técnico, com o título, aumenta a responsabilidade do colectivo, porque, como campeão, tem de representar bem a província de Benguela no campeonato nacional.

Vladimir Trumba considera que o campeonato teve um bom nível, porque as outras equipas também vieram para vencê-lo.

Já o presidente da Associação Provincial de Ginástica de Benguela, Amândio Tchipalanga, disse que o campeonato foi disputado num nível satisfatório.

O responsável destacou a vitória, pela primeira vez, do Núcleo da Graça (Piaget), o que demonstra que não há monopólio em termos de títulos e que as equipas se bateram de igual para igual, tendo vencido a melhor.

O responsável da ginástica em Benguela augura uma boa representação no campeonato nacional, que vai decorrer na província do Bié, fruto dos níveis apresentados pelos atletas durante a prova.

Amândio Tchipalanga lamentou a falta de apoios para realização do campeonato, afirmando que a província há muito que não recebe material para modalidade.

"Os equipamentos que a Associação possui já estão obsoletos e tivemos de contar com a colaboração de algumas escolas da província, que nos dispensaram algum para realização do campeonato", afirmou. CRB

 





+