Luanda - O Ghana venceu na tarde desta segunda-feira a Coreia do Sul, por 3-2, em encontro da 2.ª jornada do Grupo H, dando um passo importante no obejctivo de qualificação aos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo de futebol, que decorre no Qatar
O resultado deixa a selecção sul-coreana quase irremediavelmente afastada da fase seguinte: só uma vitória ante Portugal, na sexta-feira, 2 de Dezembro, no derradeiro encontro, permitirá aos asiáticos continuarem a sonhar.
Ainda assim, vão precisar de uma conjugação de resultados favorável, quer no Portugal-Uruguai de hoje, quer no Uruguai-Ghana, na sexta-feira.
Um jogo em que a técnica e velocidade dos ganeses, após impressionante pressão inicial e domínio dos sul-coreanos, ditou leis, e no qual ficou à vista a fragilidade dos asiáticos no jogo aéreo.
Dois centros da esquerda, e Salisu (24’) e Mohammed Kudus (34’) a darem vantagem de 2-0 aos africanos no final de uma primeira parte em que a Coreia do Sul foi muito mais rápida e dominara até aí.
Paulo Bento lançou Kang-in Lee na segunda metade e a mudança surtiu efeitos: foi a centro seu que, depois de, num golpe de cabeça, Cho Kyu-sung fazer o 1-2 aos 58’, surgiu o ‘bis’ do avançado sul-coreano três minutos volvido (61’), para o 2-2.
Mas também Mohammed Kudus aproveitou centro de Mensah da esquerda pouco depois, para fixar o 2-3 final (68’).
A vitória relança o Ghana na corrida a um dos dois lugares deste Grupo H, para os oitavos-de-final, agora com três pontos.