Lubango - O seleccionador nacional de futsal, Marcos Antunes, convocou, sábado, no Lubango, 30 jogadores visando às qualificativas para o CAN'2024.
Da convocatória consta os atletas Laélcio, Carlos Neto, Francisco Gabriel e Sebastião Paula (Clínica Sagrada Esperança), Nelson Pereira, Helber, Levy, Guga, Paulo Ricardo, Osvaldo Carvalho e Tito Manuel (Maculusso), Kliverth, Pedro Fernandes, César Muhondo, António Dias, Vadilson Silva e Nuno dos Santos (RNT).
Osvaldo Kaluanda, Klinsman Barata, Any e Adérito (JCY), Dinilson. Inácio (Gr. dos Craques do Ombaka), Custódio dos Santos (Macovi), Bráulio Fontoura e Gaspar Celestino ( Desportivo da Chela), Bustah (Estrelas do Palácio), Reveldinho Santos e Daniel Diogo (04 de Junho), Honres Santo (RNA) e Bruno Mendes (Doutromundo FC) completam a lista.
Em declações à imprensa no fim dos Campeonatos Nacionais (masc e fem), terminados sábado (23), o seleccionador Marcos Antunes afirmou que a sua função não é escolher os melhores jogadores, mas constituir a melhor equipa.
Referiu que os pré-seleccionados possuirem um perfil tendo em conta itens como técnica, táctica e mentais definidas pela equipa técnica.
Destacou existir "muita qualidade" no futebol de salão em Angola e que a convocatória tráz um pouco de inovação, irreverência e juventude.
Indicou que a fase de preparação inicia terça feira (26), em Luanda, durante oito ou nove dias, enquanto se aguarda pelo sorteio da CAF.
"O objectivo é mentalizar os jogadores de que temos de vencer. Independentemente do que aconteça temos de estar no CAN e ambicionar o Campeonato do Mundo", frisou.
Sobre os nacionais, Marcos Antunes disse ter notado evolução dos jogadores e treinadores, num processo que a federação acompanha.
Adiantou, no entanto, que o trabalho deve continuar e quebrar-se o mito de que só as equipas de Luanda são favoritas, acrescentando que os jogos ganham-se em campo.
O Campeonato Africano de Futsal será disputado no próximo ano em Moçambique, por decisão da Confederação Africana de Futebol (CAF), durante o Congresso realizado em Março último, em Joanesburgo, África do Sul.EM/MS