Futsal: Árbitra do Huambo estreia-se em competições nacionais

     Desporto              
  • Huambo • Domingo, 27 Agosto de 2023 | 09h53
Árbitra de Futsal, Telma da Conceição
Árbitra de Futsal, Telma da Conceição
DR

Huambo - A árbitra de futsal da província do Huambo, Telma Maria da Conceição, está entre os dez juízes nomeados para os nacionais sub-17 e 19 da modalidade, que começam hoje, domingo, na província de Benguela.

Com a sua nomeação, constante no comunicado do Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Fustal chegado à ANGOP, a única árbitra da província do Huambo, no activo, faz a sua estreia em competições de nível nacional.


Ainda por conta da sua nomeação, a mesma ascende de categoria, passando de árbitra provincial de futsal para a de nacional, um mês depois de ter sido submetida, na província do Bié, a testes para o efeito.

Deste modo, Telma Maria da Conceição torna-se na primeira árbitra, na história do futsal do Huambo, a alcançar a categoria nacional.

De 28 anos de idade e natural da província do Cuanza Sul, Telma Maria da Conceição está na arbitragem do há mais de seis anos, isto desde 2017, dos quais três como profissional.

Reagindo, em declarações à ANGOP, pela sua nomeação, mostrou-se satisfeita, referindo que a mesma representa um novo desafio, enquanto profissional, para além de conferir a sua ascensão para a categoria de árbitra nacional.

Depois deste feito, apontou como meta, atingir o nível FIFA.

Apesar de reconhecer, nos dias de hoje, melhorias no modo como a sociedade encara o envolvimento da mulher no desporto, considera ainda existir algum preconceito e descriminação da classe feminina.

Para a área de arbitragem, como é seu caso, disse que situação é mais complexa e que por conta disso, tem se válido da sua capacidade de resistência e comprometimento em contribuir no desenvolvimento da modalidade na província para vencer as barreiras no exercício da actividade.

Na companhia de Telma Maria da Conceição, estarão, também, entre os dez árbitros nomeados para os nacionais Sub-17 e 19, outras três árbitras das províncias de Benguela, Bié e Luanda.

O Clube Recreativo Chapesseca é representante da província do Huambo nos dois campeonatos nacionais.

A Associação Provincial de Arbitragem de Futsal do Huambo controla sete árbitros, sendo quatro de categoria provincial, três nacionais e um instrutor.

Do número de árbitros da região, três são mulheres, sendo que duas, de categoria provincial, suspenderam o exercício da actividade por responsabilidades laborais. VKY/ALH





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+