Huambo - O treinador da selecção nacional de futebol sub-17 em masculino, Mito da Silva, defendeu hoje a continua aposta na formação de treinadores deste escalão, para melhor profissionalizá-los e, com isto, elevar-se a qualidade técnica dos atletas.
Em declarações à ANGOP, por ocasião do Campeonato Nacional de futebol de formação, na categoria de sub-17 em masculino, disputado nas províncias do Bié e do Huambo, referiu que 80 por cento dos treinadores deste escalão carece de formação técnica e profissional.
O treinador angolano admitiu existir muitas debilidades técnicas em várias equipas nacionais, cuja inversão do quadro exige, acima de tudo, a necessidade de trabalhar na superação destas dificuldades, de modo a facilitar a descoberta de novos talentos e fortalecer, cada vez mais, a selecção nacional.
Apesar disso, reconheceu haver avanços neste domínio, pois o futebol juvenil tem talentos e ritmo competitivo aceitável, capaz de trazer resultados satisfatórios para o país.
Disse ter aproveitado o nacional para observar futuros integrantes da selecção nacional, que tem as atenções viradas para a Taça do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA).
Recorde-se que o Campeonato Nacional de futebol de formação, na categoria de sub-27 em masculino, foi conquistado pelo 1º de Agosto, que goleou, no jogo da final, disputado no Estádio da Caála, província do Huambo, o Desportivo da Lunda-Sul, por 5-1. LT/JSV/ALH