Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Provincial condicionado com marcação da segundona

     Desporto              
  • Bengo • Sexta, 22 Janeiro de 2021 | 17h20

Caxito – O arranque do campeonato provincial de futebol no Bengo, previsto para 1 de Fevereiro, está condicionado ao pronunciamento da Federação Angolana da modalidade (FAF) sobre o início da segunda divisão de acesso ao Girabola 2021-2022.

A prova, a ser disputada em três campos (Dande, Açucareira e Panguila), contará com a participação de 10 equipas inscritas na associação provincial da modalidade que jogarão no sistema todos contra todos, a duas voltas.

Caso a FAF faça a marcação da segundona, a província do Bengo será representada pelas equipas do Domant FC, Paulo FC, Académica do Panguila e Mpatu A Ponta, do Ambriz.

O início do campeonato de futebol da segunda divisão está condicionado devido à pandemia da Covid-19.

O presidente da Associação Provincial de Futebol do Bengo, Eduardo Kadicana, disse que os clubes têm as condições de biossegurança garantidas para o reinício das actividades desportivas, mas a grande inquietação consiste no pagamento dos testes da Covid-19.

Referiu que as equipas inscreveram, para a presente temporada, 23 atletas, na APF, e poderão desembolsar só em testes da Covid-19 mais de dois milhões de Kwanzas, cada, em 18 jornadas do provincial.

Por outro lado, o director provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Yuri Manuel da Silva João, considerou, durante uma mesa redonda sobre o estado actual do desporto na província, elevados os custos dos testes da Covid-19.

Segundo o responsável, o desenvolvimento do desporto passa necessariamente por uma estratégia conjunta entre o governo e os parceiros sociais, visando a massificação de diversas modalidades.

Anunciou, para este ano, a recuperação e melhoria do Estádio Municipal do Dande e do campo da Açucareira, recintos relvados que vão acolher o campeonato nacional da segunda divisão.

O encontro juntou as associações desportivas, clubes, agentes desportivos e ex-praticantes de diversas modalidades para reflectirem sobre o estado de preparação das medidas de biossegurança nos clubes e recintos desportivos, assim como recolher contribuições e sugestões para o desenvolvimento do desporto na província.

Os participantes defenderam a realização de uma conferência provincial dos desportos para uma discussão mais abrangente sobre o desporto na província, bem como a elaboração de uma carta desportiva como instrumentos importante para as administrações municipais planificarem melhor as infra-estruturas existentes.

No Bengo, o Gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos controlam seis associações desportivas (futebol, Andebol, ciclismo, judo, atletismo e Jiujitsu).





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+