Futebol: Presidente do Ferrovia considera facilitada série do clube

     Desporto           
  • Huambo     Quinta, 13 Abril De 2023    16h45  
Equipa de futebol do Ferrovia do Huambo
Equipa de futebol do Ferrovia do Huambo
Valentino Yequenha

Huambo – O presidente do Ferrovia do Huambo,  Adriano Marques Catito, afirmou hoje, quinta-feira, depois do sorteio do zonal de apuramento ao Campeonato Nacional de futebol da I divisão (Girabola2023/2024), que o clube está numa série favorável.

O zonal de apuramento, para o preenchimento das vagas da próxima edição do Girabola, por despromoção dos três últimos classificados, inicia a 22 do corrente mês, com a participação de 12 equipas, subdivididas em duas séries, com seis cada.

As mesmas vão disputar a prova em sistema de todos contra todos a duas voltas, apurando-se para o Campeonato Nacional da I divisão, os dois primeiros classificados de cada série, enquanto o terceiro será encontrado nos jogos da liguilha, entre os dois segundos classificados.

De acordo com o sorteio, realizado na última quarta-feira (12) pela Federação Angolana de Futebol (FAF), o Ferrovia do Huambo está inserido na série B, ao lado do Clube Recreativo da Nharea do Bié, Kapuscorp do Bié, Real Santo António da Lunda Sul, Recreativo da Quela de Malanje e União de Malanje.

Já a série A vai juntar o Carmona Sport Clube do Uige, Guicosse FC de Cabinda, Kabuscorp do Palanca, Luanda City, Nzage do Cuanza Norte e São Salvador do Zaire.

Reagindo ao sorteio, em entrevista à ANGOP, o presidente dos “locomotivas” disse tratar-se de uma série favorável para o clube, pois vai permitir fazer uma boa competição e concretizar os objectivos de ascender à I divisão.

Segundo o responsável, para além do aspecto competitivo, a série B vai permitir, igualmente, uma gestão financeira racional e facilitar as deslocações, de forma pontual, por agrupar equipas de províncias que, na sua maioria, são vizinhas do Huambo.

Sem precisar o orçamento do clube, Adriano Marques Catito assegurou que o Ferrovia tem criadas as condições administrativas e financeiras necessárias para fazer uma boa participação na competição.

Emparceiramento da primeira jornada:

Série A:  Kabuscorp Palanca - Nzaji FC, Carmona - Guicosse FC e São Salvador do Zaire - Luanda City.

Série B:  Recreativo da Quela - Ferrovia do Huambo, União de Malange - Recreativo da Nharea e Real Santo António - Kabuscorp do Bié.

Breve histórico dos “locomotivas”

O Ferrovia do Huambo, despromovido do Girabola na época 2020/2021, por uma sanção disciplinar, devido ao caso Vingumba,  ascendeu, pela primeira vez ao Girabola, na época 2018/2019.

O clube, fundado a 1 de Dezembro de 1930, é a agremiação mais antiga desta região e movimentava, em meados da década de 1970, o futebol, basquetebol, andebol, atletismo, ténis de mesa, natação, ténis de campo, xadrez e tiro aos pratos.

Possui infra-estruturas desportivas, como estádio de futebol, o mítico “Campo dos Kurikutelas”, quadra de basquetebol, de andebol, de voleibol, de ténis e campo de tiro aos pratos, piscina olímpica, centro de estágio, restaurante, sala de cinema e salão de eventos. VKY/ALH





+