Luanda – A Selecção Nacional de futebol efectua dois jogos amistosos com as similares da Guiné-Bissau (dia 26) e Guiné Equatorial (dia 29), em Portugal, no quadro da data FIFA.
Segundo o vice-presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), José Carlos, que confirmou o facto esta quinta-feira à ANGOP, o seleccionador Pedro Gonçalves trabalha já para reunir os melhores jogadores do momento.
Disse ser objectivo formar um conjunto forte, tendo em atenção as partidas de apuramento à 34ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar de 23 de Junho a 23 de Julho de 2023, na Côte d´Ivoire.
Acrescentou que o facto de os Palancas Negras (como também é designada a selecção angolana de futebol) estarem isentos da preliminar das eliminatórias do CAN2023, em função do sorteio realizado em Douala (Camarões), permite-lhes fazer uma preparação mais cuidada e tranquila.
Ausente do último Africano (CAN) dos Camarões, Angola está integrada num grupo de 42 países, apurados automaticamente para a segunda fase da competição.
O actual técnico do conjunto nacional tinha prometido ter um grupo coeso e competitivo, capaz de jogar de igual para igual com as selecções de referências no continente.
O objectivo era atingir a fase final do Mundial de 2022, no Qatar, no entanto, não alcançado.
Angola esteve pela primeira e única vez numa fase final do Campeonato do Mundo no evento decorrido na Alemanha, em 2006.