Cuito – A equipa masculina de futebol em sub-10 do Núcleo do Interclube de Angola do Bié conquistou, na cidade do Cuito, a primeira edição do torneio da categoria denominado “Bié a Jogar”, ao vencer na final o Almeira Comercial FC, por 5-0.
A competição, decorrida durante todo dia de sábado, é uma iniciativa da associação provincial do Bié.
A mesma, disputada no estádio dos Eucaliptos, juntou 12 equipas, todas do município do Cuito, que competiram em três fases a eliminar (primeira, quartos-de-finais, meia-final e final.
No terceiro lugar ficou a formação do Desportivo do BK, por ter a defesa menos batida com três golos.
Já em feminino, disputada em sub-15, com a participação de seis equipas, também todas do Cuito, sagrou-se campeã a Academia do Chivembe, ao derrotar, na final, a formação do Angochila, por 1-0.
Já a equipa do São João Salumbo completou o pódio, ao ser considerada a que menos golos sofreu (dois), em dois jogos.
O campeão em masculino recebeu como prémio um par de equipamento, ao passo que o segundo e terceiro receberam três e duas bolas cada, respectivamente.
Já em feminino, a campeã levou para casa cinco bolas, a vice receveu quatro e a terceira classificada ficou com três bolas.
Ainda a organização deu duas bolas para cada uma das 18 equipas como prémio de participação.
No final, o coordenador da Bié a Jogar, Silvio André, fez um balanço positivo da competição, que visa a descoberta e a promoção de novos talentos, com vista a garantir o desenvolvimento da modalidade na província.
Disse ainda constar dos objectivos da prova a promoção, através do futebol, da interação e socialização no seio dos adolescentes, em prol do combate às más práticas.
A cerimónia de abertura foi prestigiada pelo antigo vice-presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF) para as Selecções, José Carlos, que valorizou a iniciativa da APF Bié, por permitir a descoberta de novos talentos, para que se despontam na modalidade e assegurar a sua continuidade e desenvolvimento no futuro.
O Núcleo do Interclube de Angola do Bié, que implementou o futebol no leque das modalidades praticadas na província, essencialmente de artes marciais, há dois anos, controla mais de 100 futebolistas desde os escalões sub-10, 12, 14, 15, 16, 17, 19, 20.
Já a Academia Chiembe, fundada em 2018 e com sede no bairro Chissindo, arredores da cidade do Cuito, movimenta mais de 300 atletas em ambas as classes, nas categorias sub-10, 14, 17, 19 e 20. VKY/PLB