Lobito - A formação do Flamingos da Caponte venceu, esta quarta-feira, o 17 de Maio de Benguela, por 8-7, na marcação de grandes penalidades, e vai disputar, pela primeira vez, a fase nacional da Taça de Angola.
Nos primeiros 90 minutos, as duas equipas terminaram empatadas a um golo (1-1), resultado que prevaleceu durante os 30 minutos de prolongamento, obrigando a encontrar-se o vencedor através da marcação de grandes penalidades.
Disputado no campo do Electro do Lobito, o jogo foi bastante equilibrado, pois as duas equipas do campeonato provincial de Benguela queriam qualificar-de, de forma inédita, para a fase nacional dessa competição.
Cada uma estava virada ao ataque, sem contudo descurar a defesa.
Porém, foi o 17 de Maio quem inaugurou o marcador, aos 20 minutos da primeira parte, por intermédio de Celso.
No último quarto de hora da etapa inicial, o Flamingos da Caponte empatou a partida por intermédio de Capapi, resultado que prevaleceu até ao intervalo.
No reatamento, as duas equipas fizeram ligeiras alterações no sistema tactico e algumas substituições, mas o jogo continuava bastante equilibrado.
Aos 55 minutos o árbitro Pedro Culembe mostrou a cartolina vermelha ao atleta Guchides, do 17 de Maio de Benguela, por entrada perigosa ao atacante Nando.
Contudo, esse facto não alterou a dinâmica do jogo e o empate prevaleceu ao fim dos 90 minutos.
Foi na marcação de grandes penalidades onde o Flamingos da Caponte foi mais feliz, marcando sete golos contra seis do adversário.
Para chegarem à final provincial da Taça de Angola, o Flamingo da Caponte do Lobito deixou pelo caminho o Marítimo de Benguela, enquanto que o 17 de Maio de Benguela derrotou o HCB do município da Baía Farta.
Além do Flamingo da Caponte, Benguela estará representada na fase nacional da Taça de Angola pelas formações da Académica do Lobito, Wiliete de Benguela, Isaac de Benguela, Sporting de Benguela, Nacional de Benguela e 1º Maio de Benguela. RJP/TC/CRB