Malanje- O Clube Recreativo União de Malanje (CRUM) enfrenta actualmente uma crise financeira que poderá desencadear na sua desistência do Zonal B de apuramento ao Girabola 2025/2026, caso não surjam os apoios necessários.
A situação que já dura algum tempo, agudizou-se com a renúncia dos cargos nos últimos dias do presidente, Kapunga Pinto e do vice-presidente, Joaquim dos Santos, o que torna mais fragilizada ainda a agremiação.
Em declarações hoje à ANGOP, o secretário-geral do Clube, Júlio Cambolo disse que actualmente necessita-se pelo menos de 20 milhões de kwanzas para garantir a sua permanência na corrida ao girabola, numa altura em que restam ainda oito jornadas do Zonal de apuramento.
Precisou que no início da competição, a equipa remeteu ao Gabinete Provincial da Juventude e Desportos, um orçamento de 25 milhões de kwanzas para suprir as necessidades da agremiação, mas sem sucesso, daí que foram accionados outros mecanismos, até aos dias actuais.
Entretanto, apelou ao empresariado nacional e pessoas singulares no sentido de se compadecerem com a situação do conjunto e prestarem apoios, para que se possa continuar a disputar o Zonal.
Por sua vez, o director técnico da equipa, Armando Soares disse que caso não apareçam até sábado próximo interessados em ajudar financeiramente, o CRUM poderá não efectuar o último jogo da primeira volta da segundona, previsto para domingo (30), diante do Recreativo da Caála, em Malanje.
Precisou que as duas últimas jornadas foram jogadas com muito sacrifício, pois já se debatiam com falta de recursos financeiros, para deslocações e alojamento dos jogadores e da equipa técnica.
"Só não se registou até ao momento a desistência devido a boa fé e contribuições mínimas de pessoas singulares e de dois empresários locais", frisou.
Realçou que o Gabinete Provincial da Juventude e Desportos e a Associação Provincial de Futebol (APF), têm prestado apoios institucionais, o que não é suficiente para salvar o Clube.
O CRUM ocupa o terceiro lugar da tabela classificativa do Zonal B de apuramento ao Girabola 2025/26, com 7 pontos. NC/PBC