Uíge - O candidato da lista C à presidência da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva, prometeu, esta terça-feira, na província do Uíge, a reabilitação do campo municipal de Negage e outras infra-estruturas desportivas do país, caso vença as eleições de 30 de Novembro.
Artur Almeida e Silva, que falava no acto de apresentação das suas linhas de força, na cidade do Uíge, no quadro da campanha eleitoral, sustentou que a reabilitação de campos de futebol vai desenvolver a prática de futebol no país.
Referindo-se à reabilitação do antigo estádio de Negage, disse que vai contar com apoio da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) e do Governo Provincial do Uíge.
"Vamos trabalhar para a reabilitação de infra-estruturas desportivas, fazendo uma advocacia junto do governo provincial e outros parceiros", acrescentou.
Lembrou que, no mandato prestes a terminar, o seu elenco conseguiu implementar 6 dos 26 projectos aprovados pela FIFA, com destaque para Angola a jogar, Centro técnico nacional, Empoderamento para as associações provinciais e o FIFA Conect.
Ao distinguir também as diferentes formações dirigidas aos treinadores, dirigentes desportivos e atletas, prometeu continuar a trabalhar para o crescimento e desenvolvimento do futebol de formação em todos os níveis, sobretudo o feminino, futsal, futebol de praia, técnicos e árbitros.
Quanto ao apoio, referiu que o projecto Angola a jogar vai ajudar os clubes de formação a desenvolver o futebol comunitário, através da subvenção financeira e entrega de material desportivo durante duas épocas.
Relativamente à implementação do futebol profissional no país, prometeu colaborar com Ministério da Juventude e Desportos e a Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF) para a institucionalização da Liga Profissional de futebol.
Durante a comunicação, Artur de Almeida e Silva, que escolheu como lema da campanha "Inovar e Continuar a Servir o Futebol e a Nação", apresentou como novidades na sua lista os ex-internacionais angolanos pelos Palancas Negras, Manucho Gonçalves e Akwá.
Artur de Almeida e Silva, da lista C, é o terceiro candidato a caçar votos na província do Uíge, depois de Alves Simões, da lista B, e Norberto de Castro, da lista A, já terem apresentado suas linhas de força.
Na província do Uíge está confirmada uma população votante de 15 eleitores, sendo uma Associação (APF- Uíge) e mais 14 clubes.
De realçar que as eleições se enquadram no processo de renovação de mandatos referente ao ciclo olímpico 2024/2028. JAR