Uíge - O candidato da lista C à presidência da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida, prometeu, terça-feira, na província do Uíge, a reabilitação do campo municipal de Negage e outras infra-estruturas desportivas do país, caso vença as eleições de 30 de Novembro.
Artur Almeida, que falava no acto de apresentação das suas linhas de força, na cidade do Uíge, no quadro da campanha eleitoral, sustentou que a reabilitação de campos vai ajudar a desenvolver a prática de futebol no país.
Referindo-se à reabilitação do antigo campo de futebol do Negage, disse que vai contar com apoio da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) e do Governo Provincial do Uíge.
"Vamos trabalhar para a reabilitação de infra-estruturas desportivas, fazendo uma advocacia junto do governo provincial e outros parceiros", acrescentou.
Lembrou que, no mandato prestes a terminar, o seu elenco conseguiu implementar 6 dos 26 projectos aprovados pela FIFA, com destaque para Angola a jogar, Centro técnico nacional, Empoderamento para as associações provinciais e o FIFA Conect.
Ao distinguir também as diferentes formações dirigidas aos treinadores, dirigentes desportivos e atletas, prometeu continuar a trabalhar para o crescimento e desenvolvimento do futebol de formação em todos os níveis, sobretudo o feminino, futsal, futebol de praia, técnicos e árbitros.
Quanto ao apoio, referiu que o projecto Angola a jogar vai ajudar os clubes de formação a desenvolver o futebol comunitário, através da subvenção financeira e entrega de material desportivo durante duas épocas.
Relativamente à implementação do futebol profissional no país, prometeu colaborar com Ministério da Juventude e Desportos e a Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF) para a institucionalização da Liga Profissional de futebol.
Durante a comunicação, Artur de Almeida, que escolheu como lema da campanha "Inovar e Continuar a Servir o Futebol e a Nação", apresentou como novidades na sua lista os ex-internacionais angolanos pelos Palancas Negras, Manucho Gonçalves e Akwá.
Artur de Almeida e Silva, da lista C, é o terceiro candidato a caçar votos na província do Uíge, depois de Alves Simões, da lista B, e Norberto de Castro, da lista A.
Na província do Uíge está confirmada uma população votante de 15 eleitores, sendo uma Associação (APF- Uíge) e mais 14 clubes.
De realçar que as eleições se enquadram no processo de renovação de mandatos referente ao ciclo olímpico 2024/2028. JAR